Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dakar – 12ª etapa: Hélder Rodrigues a 10 minutos do pódio!

Ir para baixo

Dakar – 12ª etapa: Hélder Rodrigues a 10 minutos do pódio!  Empty Dakar – 12ª etapa: Hélder Rodrigues a 10 minutos do pódio!

Mensagem por FMMFerreira Sáb Jan 18, 2014 7:59 pm

Dakar – 12ª etapa: Hélder Rodrigues a 10 minutos do pódio!  170114rodriguesh

Está terminada a penúltima etapa do Rali Dakar 2014 e, mesmo sendo um dia mais curto do que os últimos ao nível de distância a percorrer contra o relógio, a verdade é que a ligação entre El Salvador e La Serena permitiu criar um último foco de interesse para amanhã!

A causa desse foco de interesse está relacionada com a luta pelo pódio final. Os dois primeiros classificados, respetivamente Marc Coma e Jordi Villadoms, ambos em KTM, têm as suas posições praticamente garantidas, mas atrás deles o terceiro posto está ao alcance de três pilotos: Olivier Pain e Cyril Després em Yamaha, e do português Hélder Rodrigues em Honda.

A diferença entre eles ronda os 10 minutos e a última e decisiva etapa que os irá levar até ao palanque em Valparaíso, será um “sprint” até à meta. Entre os dois pilotos da Yamaha é provável que existam ordens (ou conselhos) de equipa para que Pain deixe passar Després, mas Hélder Rodrigues vai dar o tudo por tudo para garantir que a Honda coloca uma moto no pódio.

Aliás, a luta pelo pódio deste Dakar ficou animada precisamente em resultado dos acontecimentos dos 350 km de especial de hoje, mais precisamente derivado da queda de Joan Barreda, segundo na Geral até hoje, que deixou a sua Honda praticamente destruída!

Barreda teve de parar várias vezes, e a sua moto está de tal forma destruída que o piloto espanhol “arrastou-se” até à meta do dia para tentar não abandonar, tendo descido para 7º na Geral e a mais de 3 horas do líder Marc Coma.

Com Barreda “desaparecido em combate”, Jordi Villadoms subiu para segundo na Geral. Marc Coma (2º de hoje) mantém a sua liderança intocada e já tem as duas mãos na vitória. Já atrás destes dois as coisas estão basicamente por decidir.

Olivier Pain foi hoje o terceiro mais rápido do dia e perdeu mais de cinco minutos para o vencedor da etapa, Cyril Després. O francês da Yamaha conquistou a sua 33ª vitória em etapas do Dakar, e igualou neste particular o recorde de Stéphane Peterhansel na categoria motos.

Mais do que a vitória de hoje, Després conseguiu mesmo passar Hélder Rodrigues na Geral, e tem agora cerca de seis minutos de vantagem para o português, que aos comandos da Honda chegou a La Serena como quarto mais rápido do dia.

Com 10 minutos a separar estes três pilotos, a etapa final do Rali Dakar promete emoção até mesmo à meta, e Hélder Rodrigues volta a ter a oportunidade de conseguir subir ao pódio final do Dakar.

Quanto aos restantes portugueses, a comitiva lusa tem já Valparaíso à vista! Mário Patrão, depois do extremo azar sofrido ontem e que o levou a perder tempo, hoje atacou forte e cumpriu os 350 km de especial em 18º. Na Geral mantém 30º lugar.

Pedro Oliveira foi hoje o 37º, na Geral é 25º, Pedro Bianchi Prata terminou o dia em 48º e na Geral desceu uma posição passando a ter o seu nome associado ao 29º lugar.

O piloto da Husqvarna confirma que a dificuldade ainda não diminuiu e, inclusivamente aponta para problemas na moto que vão por certo obrigar a equipa a trabalho extra no bivouac

"Hoje a especial não correu muito bem, com muitos problemas de vária ordem. No início apanhei muito pó e depois de ser apanhado pelo Victor Oliveira começámos a rodar em conjunto até ao momento em que ele teve um problema com a moto. Estive com ele a tentar resolver o problema mas não o conseguimos e acabei por regressar à pista sozinho. No final da especial, com cerca de 100 quilómetros em areia, a minha moto começou a fazer um ruído muito estranho no motor e baixei ainda mais o ritmo para poupar a moto. Comecei a ficar sem embraiagem, o motor começou a fazer muito barulho e vim mesmo devagar até ao final para não correr riscos de ficar parado. Agora vamos verificar a moto e preparar tudo para os quilómetros de amanhã".


Por último falta ainda chegar à meta desta 12ª etapa o piloto Victor Oliveira. Tal como Bianchi Prata confirmou, Victor Oliveira sentiu problemas na sua Husqvarna e, mesmo com ajuda do companheiro de equipa, o piloto português não chegou ainda ao final da etapa.

Classificação provisória do Dakar após 12ª etapa

1 – Marc Coma – KTM
2 – Jordi Villadoms – KTM +1h59.49s
3 – Olivier Pain – Yamaha +2h10.16s
4 – Cyril Després – Yamaha +2h14.01s
5 – Hélder Rodrigues – Honda +2h20.39s
6 – Kuba Przygonski – KTM +2h37.23s
7 – Joan Barreda – Honda +3h04.54s
8 – Gouet – Honda +3h17.10s
9 – Svitko – KTM +3h52.45s
10 – David Casteau – KTM +4h01.42s
25 – Pedro Oliveira – Speedbrain +10h35.36s
29 – Bianchi Prata – Husqvarna +11h39.31s
30 – Mário Patrão – Suzuki +11h49.57s
FMMFerreira
FMMFerreira

Mensagens : 2544
Sexo : Masculino Idade : 60
Localização : Mafra
Data de nascimento : 11/04/1964
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos