Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Aviso] Direitos de Autor

+2
T@go
6 participantes

Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por  Seg Out 03, 2011 11:42 am

Passo a citar um comunicado da direcção da Motociclismo que enviou para outro fórum que sou membro e que serve na integra para este. Pensava eu que bastava meter a fonte para não entrar em incumprimento mas pelos vistos parece ser mentira

Passo a citar:

Boa noite. Só agora reparei que o vosso conceito de ter um "site" é, pura e simplesmente, fazer copy/paste das nossas notícias em Motociclismo.pt, e isto sem sequer terem a amabilidade de o fazerem com um link para o nosso site (já não falo de pedirem autorização). Agradeço então, que parem de o fazer, pois, mesmo citando a fonte, estão a violar a lei dos direitos de autor.

Obrigado

Luís Carlos Sousa

MOTOCICLISMO
Tó

Mensagens : 625
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Data de nascimento : 03/03/1974
Data de inscrição : 02/03/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por T@go Seg Out 03, 2011 12:21 pm

xiiiii enfim!!
T@go
T@go

Mensagens : 2554
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Carcavelos
Data de nascimento : 11/05/1976
Data de inscrição : 02/02/2011
Emprego/lazer : Tecnico de suporte

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por T@go Seg Out 03, 2011 12:23 pm

em que forum viste isto??
T@go
T@go

Mensagens : 2554
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Carcavelos
Data de nascimento : 11/05/1976
Data de inscrição : 02/02/2011
Emprego/lazer : Tecnico de suporte

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por Serzedo Seg Out 03, 2011 1:24 pm

E por acaso ele tem razão. no que diz!

Eu normalmente coloco a fonte e o link da notícia, se bem que isso não chega.

Mas o pessoal pode sempre copiar a notícia, alterar as palavras e algumas frases e depois quem fica com os créditos é a pessoa que coloca e não a revista... é o que os jornais fazem se repararem. Wink

"V"
Serzedo
Serzedo

Mensagens : 514
Sexo : Masculino Idade : 39
Localização : Serzedo, V. N. Gaia
Data de nascimento : 11/06/1984
Data de inscrição : 17/02/2011
Emprego/lazer : Solicitador

http://www.mototurismoadois.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por  Seg Out 03, 2011 1:37 pm

T@go escreveu:em que forum viste isto??

Motogportugal
Tó

Mensagens : 625
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Data de nascimento : 03/03/1974
Data de inscrição : 02/03/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por  Seg Out 03, 2011 1:41 pm

Tago o problema aqui é que eu como tu de vez enquanto retirava essas noticias de lá e postava mas os foruns tiram a seringa das nalgas se alguma culpa lhes for imputada . os fourns são fóruns públicos, e como tal os conteúdos postados pelos usuários é da sua própria responsabilidade, só lhes cabe ás Adim advertir.

Eu tb pensava que bastava por a fonte mas pelos vistos estou enganado
Tó

Mensagens : 625
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Data de nascimento : 03/03/1974
Data de inscrição : 02/03/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por T@go Seg Out 03, 2011 4:58 pm

ok acabou se as noticias!!
T@go
T@go

Mensagens : 2554
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Carcavelos
Data de nascimento : 11/05/1976
Data de inscrição : 02/02/2011
Emprego/lazer : Tecnico de suporte

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por  Seg Out 03, 2011 5:27 pm

Por mim nem precisam me avisar que a minha atitude já é essa
Tó

Mensagens : 625
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Data de nascimento : 03/03/1974
Data de inscrição : 02/03/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por papagaio73 Seg Out 03, 2011 8:18 pm

Boas.

eu conheço perfeitamente o Luis carlos Sousa.

Sou amigo dele e ele é o director da "revista Motociclismo".

Ele tem razão numa coisa, quando "anunciamos" uma "noticia" devemos colocar as FONTES.... é uma questão de respeito e "seriedade", eu também recebo essas mesmas noticias em "RSS" e não as divulgo, e quando faço isso digo as fontes.

Boas Curvas cmpV

papagaio73
papagaio73

Mensagens : 2688
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Monte Abraão (Mas Transmontano de Gema)
Data de nascimento : 10/06/1973
Data de inscrição : 31/01/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por  Seg Out 03, 2011 8:27 pm

papagaio73 escreveu:Boas.

eu conheço perfeitamente o Luis carlos Sousa.

Sou amigo dele e ele é o director da "revista Motociclismo".

Ele tem razão numa coisa, quando "anunciamos" uma "noticia" devemos colocar as FONTES.... é uma questão de respeito e "seriedade", eu também recebo essas mesmas noticias em "RSS" e não as divulgo, e quando faço isso digo as fontes.

Boas Curvas cmpV


Vilela as fontes não chega e alem disso tinhas de pedir autorização
Tó

Mensagens : 625
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Data de nascimento : 03/03/1974
Data de inscrição : 02/03/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por papagaio73 Seg Out 03, 2011 8:44 pm

Tó escreveu:
papagaio73 escreveu:Boas.

eu conheço perfeitamente o Luis carlos Sousa.

Sou amigo dele e ele é o director da "revista Motociclismo".

Ele tem razão numa coisa, quando "anunciamos" uma "noticia" devemos colocar as FONTES.... é uma questão de respeito e "seriedade", eu também recebo essas mesmas noticias em "RSS" e não as divulgo, e quando faço isso digo as fontes.

Boas Curvas cmpV


Vilela as fontes não chega e alem disso tinhas de pedir autorização

Boas Tó.

É isso mesmo, quando "escrevemos" ou "citamos" seja o que for temos que ter a certeza daquilo que falamos.

Por "estas" banda anda muito pessoal que "escreve" as palavras de outros e todos pensamos que "estamos" impunes e não pode ser assim, eu não vou falar das palavras do Luís C. Sousa, vou falar das minhas.... Nem queiram saber as vezez que eu já via (li) as minhas palavras nalguns fóruns Shocked Shocked

Mas as minhas não têm fins "comerciais", mas a do L.C.S. têm, é a sua vida, e se existe uma pessoa que gosta/ama/defende as 2 rodas é ele, e temos que respeitar a parte comercial.

Boas Curvas cmpV
papagaio73
papagaio73

Mensagens : 2688
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Monte Abraão (Mas Transmontano de Gema)
Data de nascimento : 10/06/1973
Data de inscrição : 31/01/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por tiManel Seg Out 03, 2011 9:39 pm

Creio haver alguma confusão em relação aos direitos de autor.
Para alguém ter direito sobre algo tem de ser o seu criador (autor) e, que eu saiba, uma noticia é o relato/divulgação de um facto ou acontecimento.
Podemos relatar um facto ou acontecimento se assistimos à sua ocorrência, ou então, quando esse facto nos é comunicado directamente (via oral) ou indirectamente através dos meios de comunicação. No primeiro caso, somos nós o garante da veracidade do que estamos a dizer "eu vi e foi assim que aconteceu" no segundo caso, convém citar as fontes "foi fulano que me disse" ou então "li na Motociclismo" para trespassarmos a responsabilidade do que estamos a dizer para o nosso transmissor.
Mas, nem no 1º caso o emissor é dono da noticia, nem no 2º caso o transmissor é dono da noticia , quando se tratam de factos ou acontecimentos públicos.
O caso apenas muda de figura quando alguém tenta passar pelo transmissor, eliminando-o.
É o que acontece quando se copia uma noticia do principio ao fim e lhe mudamos o autor.
Este problema é facilmente evitável, penso eu, se fizermos algo do género:
Li há pouco na Motociclismo a seguinte noticia, passo a citar:"..."
Salvaguardando, assim, o direito do autor do texto que nos transmite um facto (a noticia), pois estamos a copia-lo integralmente, mas ao mesmo tempo usufruirmos o direito de sermos, nós também, tal como o autor da noticia, transmissores desse facto ou acontecimento, porque é publico.


Cumprimentos cmpV
tiManel
tiManel

Mensagens : 1381
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Algures no Alentejo
Data de nascimento : 30/03/1977
Data de inscrição : 27/08/2011
Emprego/lazer : n/a

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por Gilmar Seg Out 03, 2011 9:53 pm

Concordo com o timanel mas apenas porque me fazem mais sentido as suas palavras, não por conhecimento de causa.
Gilmar
Gilmar
MOD/DINAMIZADOR
MOD/DINAMIZADOR

Mensagens : 6128
Sexo : Masculino Idade : 46
Localização : Marrocos-Deserto (Camelos)
Data de nascimento : 08/11/1977
Data de inscrição : 03/07/2011
Emprego/lazer : Pecador\Vadiagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por T@go Ter Out 04, 2011 7:18 am

tiManel escreveu:Creio haver alguma confusão em relação aos direitos de autor.
Para alguém ter direito sobre algo tem de ser o seu criador (autor) e, que eu saiba, uma noticia é o relato/divulgação de um facto ou acontecimento.
Podemos relatar um facto ou acontecimento se assistimos à sua ocorrência, ou então, quando esse facto nos é comunicado directamente (via oral) ou indirectamente através dos meios de comunicação. No primeiro caso, somos nós o garante da veracidade do que estamos a dizer "eu vi e foi assim que aconteceu" no segundo caso, convém citar as fontes "foi fulano que me disse" ou então "li na Motociclismo" para trespassarmos a responsabilidade do que estamos a dizer para o nosso transmissor.
Mas, nem no 1º caso o emissor é dono da noticia, nem no 2º caso o transmissor é dono da noticia , quando se tratam de factos ou acontecimentos públicos.
O caso apenas muda de figura quando alguém tenta passar pelo transmissor, eliminando-o.
É o que acontece quando se copia uma noticia do principio ao fim e lhe mudamos o autor.
Este problema é facilmente evitável, penso eu, se fizermos algo do género:
Li há pouco na Motociclismo a seguinte noticia, passo a citar:"..."
Salvaguardando, assim, o direito do autor do texto que nos transmite um facto (a noticia), pois estamos a copia-lo integralmente, mas ao mesmo tempo usufruirmos o direito de sermos, nós também, tal como o autor da noticia, transmissores desse facto ou acontecimento, porque é publico.


Cumprimentos [Aviso] Direitos de Autor 205954



boas ti,

ainda bem que temos alguem que perceba um pouco disto das leis, eu coloco sempre a fonte, nao vejo o mal de colocar num forum uma noticia nao feita por nos, mas para a opiniarmos e mesmo para as pessoas comprarem talvez a revista, existe muitas pessoas por isto ate poderam comprar a revista para saberem mais.

Sendo assim no teu ver achas que se deve continuar??

Abraço.
T@go
T@go

Mensagens : 2554
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Carcavelos
Data de nascimento : 11/05/1976
Data de inscrição : 02/02/2011
Emprego/lazer : Tecnico de suporte

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por tiManel Ter Out 04, 2011 7:33 am

Boa T@go,

Não tenho qualquer formação que me permita dar pareceres jurídicos.
Apenas expressei a minha opinião e usei um pouco de senso comum...
Tenho tanta razão como qualquer um que tenha colocado aqui as suas ideias.

Por isso, T@go, no mínimo, coloca sempre as tuas fontes, não vá o diabo tece-las... Twisted Evil


Cumprimentos cmpV

tiManel
tiManel

Mensagens : 1381
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Algures no Alentejo
Data de nascimento : 30/03/1977
Data de inscrição : 27/08/2011
Emprego/lazer : n/a

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por T@go Ter Out 04, 2011 7:35 am

tiManel escreveu:Boa T@go,

Não tenho qualquer formação que me permita dar pareceres jurídicos.
Apenas expressei a minha opinião e usei um pouco de senso comum...
Tenho tanta razão como qualquer um que tenha colocado aqui as suas ideias.

Por isso, T@go, no mínimo, coloca sempre as tuas fontes, não vá o diabo tece-las... Twisted Evil


Cumprimentos [Aviso] Direitos de Autor 205954


Pois eu coloco sempre[Aviso] Direitos de Autor 205954

Obrigadao Abraço.
T@go
T@go

Mensagens : 2554
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Carcavelos
Data de nascimento : 11/05/1976
Data de inscrição : 02/02/2011
Emprego/lazer : Tecnico de suporte

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por papagaio73 Ter Out 04, 2011 8:24 pm

Boas novamente.

É uma questão de pelo menos "respeito" de colocar-mos as fontes, quando "pseudo escrevemos" alguma coisa.

Nem todos os que frequentam os "fóruns" de motos são pessoas que não "entendem" patavina de motos, ou então são como diz o próprio Luís carlos Sousa (as linhas a seguir eu coloquei-as noutro forum e faço questão de verificarem como foi que fiz).

Este assunto (que por acaso é importante, é sobre quem tem/provoca mais acidentes), a minha resposta foi a seguinte e REPAREM BEM COMO EU FAÇO QUESTÃO DE COLOCAR AS FONTES, essas palavras não são minhas, mas fica-me bem a mim dizer de quem são.


papagaio73 escreveu:
Boas

Acidentes à de todo o tipo e feitios.

Os Senhores que andam de enlatado e têm "pequenos" toques provavelmente não passa disso mesmo "chapa retorcida" (desde que um não seja "Macho Man" e comece a dizer que o vai matar e o outro saca da arma e pimba, mais um funeral).

Mas com o pessoal das motos é diferente e uma das grandes razões para estas estatísticas é tudo o que eu tenho andado aqui a apregoar aos 4 ventos e que não me canso de os continuar a apregoar.

Meus senhores, companheiros, amigos e afins neste fórum tem-se falado muito em segurança e nos equipamentos que cada um de nós deveria andar no seu dia a dia.

Sermões tenho-os dado a muito bom/mau motociclista com quem me cruzo e o vejo simplesmente sem equipamento e o relembro que se for ao chão o tempo que vai andar a "c@gar" alcatrão.

Já o fiz a membros daqui do fórum (um até à relativamente pouco tempo) que foi ter comigo de calções e T-shirt e dei-lhe logo na cabeça (ele já sabia que eu ia fazer isso) a resposta dele foi "foi de casa aqui, são só 500mts", ok e eu quando tive o acidente estava parado numa passadeira a menos de 1Khm de casa e mesmo assim a senhora de enlatado não perdoou e mandou-me para o hospital.

Li atentamente todos os Posts neste tópico e todos têm razão e nem sequer quero discutir isso.

Mas se todos os motociclistas andassem com os equipamentos (mínimos) de protecção (capacete, blusão e luvas), provavelmente estas estatísticas iriam por agua abaixo.

Mas cabe-nos a todos nós "tentar" alterar estas ideias "parvas" de não andar equipado porque está calor, ou andar de calções que é para chegar à praia e saltar logo para a água, etc, etc.

O meu amigo Luis Carlos Sousa da Motociclismo uma altura num seu editorial escreveu o seguinte:

O Alcatrão
Editorial da Revista MOTOCICLISMO
Edição nº 233
Setembro 2010
O alcatrão é abrasivo, e aleija como o diabo quando temos a infelicidade de entrar em contacto imediato com ele. E nem é culpa do material, a força da gravidade é que é chata. O impacto e os ossos partidos, o ir de rojo e a pele esfolada… Não descobri a pólvora, pois não? Todos sabemos isto, certo? Mas não, garanto-vos que não. Aparentemente, quando chega o Verão todos se esquecem. A quantidade de motociclistas que vi este Verão conduzir de t-shirt, calções, muitas vezes chinelos, acho que superou tudo o que havia visto em verões anteriores. Desconhecimento das consequências de um erro ou um azar? Em homens e mulheres adultos, não julgo possível. Falta de dinheiro para comprar um capacete a sério e não um penico para fugir às multas, um blusão de Verão ou um par de luvas? Dada a quantidade de exemplares que vi por aí a conduzir motos de 15 e 20 mil euros, equipados com chanatas (certamente havaianas originais) e calçãozinho de banho (de marca, claro), orçamento não deve ser problema. Então porquê? Estupidez pura e simples? Também não me parece tão linear, e embora possa ser verdade num ou noutro caso, creio que a causa é mesmo displicência, o nosso lusitano “deixa andar”, que não vai acontecer nada. Pois tenho novidades: às vezes acontece mesmo, na maior parte das vezes sem culpa nossa. Pensem nisso: se dependêssemos apenas dos nossos dotes de condução, até se podia arriscar um mínimo. Mas depender da besta que ia a falar ao telemóvel e não nos viu, do taxista que encostou sem fazer sinal, do tipo do furgão que achou que ali era um bom sítio para fazer inversão de marcha, depender da fauna automobilística nacional para não deixar metade da pele das costas colada ao alcatrão quente, as palmas das mãos em carne viva e a cara ao melhor estilo Freddy Krueger, acham mesmo que é boa ideia?

e para completar:

"Ele há coisas que me fazem espécie…"
Editorial da Revista MOTOCICLISMO Edição nº 243 Julho 2011
Condutores a falarem ao telemóvel - É uma das sub-espécies desse vulgar primata, conhecido no seu nome latim por “enlatadus tuga”, que mais abomino. São perigosos, imprevisíveis, e mereciam – no mínimo - que se lhes enfiasse o telefone onde o sol não brilha (menos aos que gostassem desse castigo).


Pensem bem nisto, nós podemos fazer a diferença mas também temos que ser auto-críticos como diz o Nuno.

Estou a ajudar num trabalho de segurança para ser lançado (ainda não sabemos bem como, mas já estamos com alguns contactos) sobre condução defensiva/segura e equipamentos de protecção, poderá ser a continuação do meu trabalho que já efectuei para formação.

Desculpem mais uma vez a extensão dos meus textos.

Obrigado

Boas Curvas :pint: COM MUITA SEGURANÇA ;-)

Como todos sabem existem "dezenas e dezenas" de fóruns de "motos" (alguns intitulam-se como isso e não passam de uma brincadeira de "miúdos"), agora a informação deve e será sempre divulgada, mas também teremos que agradecer a quem "escreveu" essas palavras sábias (ou não), porque é muito simples seguir a informação num determinado site utilizar as mensagens "RSS" e depois "literalmente, despejar" num determinado Forum. A intenção dos foruns não é essa e então será necessario "relembrar" o que quer dizer a palavraFÓRUM *
*fórum
(latim forum, i, praça pública)
s. m.
1. Praça pública, na antiga Roma. = FORO
2. Local destinando à discussão pública.
3. Reunião ou espaço virtual onde se discute determinado tema.
Plural: fóruns.


Desculpem a minha extensa resposta, mas não nos podemos "refugiar" por detrás de um "avatar" "virtual e não sermos responsáveis por aquilo que dizemos.

Eu já fiz questão de dizer a muito pessoal daqui do forum (pessoalmente) que sigo atentamente este forum (MTP) e faço questão de estar presente nas iniciativas, tenho todo o prazer em pertencer a esta família, mas também já o disse "pessoalmente" e não virtualmente (vou dizer agora), temos que ter a certeza que aquilo que escrevemos não é nenhuma "asneira" e não irá prejudicar "terceiros", se assim for eu (pessoalmente) não escrevo, mando PM ou então "resumo-me à minha insignificância.

Se tiverem tempo sempre podem ler o que diz a lei sobre o direito de autor:

Decreto Lei n.º 63/85, de 14 de Março
Alterado pela Lei n.º 45/85, de 17 de Setembro, pela Lei n.º 114/91, de 3 de Setembro,
pelo Decreto Lei n.º 332/97, de 27 de Novembro,
e pelo Decreto Lei n.º 334/97, de 27 de Novembro

Realço o seguinte artigo:
Artigo 2º

(Obras originais)

1- As criações intelectuais do domínio literário, científico e artístico, quaisquer que sejam o género, a forma de expressão, o mérito, o modo de comunicação e o objectivo, compreendem nomeadamente:

a) Livros, folhetos, revistas, jornais e outros escritos;
b) Conferências, lições, alocuções e sermões;

c) Obras dramáticas e dramático-musicais e a sua encenação;

d) Obras coreográficas e pantomimas, cuja expressão se fixa por escrito ou por qualquer outra forma;

e) Composições musicais, com ou sem palavras;

f) Obras cinematográficas, televisivas, fonográficas, videográficas e radiofónicas;

g) Obras de desenho, tapeçaria, pintura, escultura, cerâmica, azulejo, gravura, litografia e arquitectura;

h) Obras fotográficas ou produzidas por quaisquer processos análogos aos da fotografia;

i) Obras de artes aplicadas, desenhos ou modelos industriais e obras de design que constituam criação artística, independentemente da protecção relativa à propriedade industrial;

j) Ilustrações e cartas geográficas;

l) Projectos, esboços e obras plásticas respeitantes à arquitectura, ao urbanismo, à geografia ou às outras ciências;

m) Lemas, ou divisas, ainda que de carácter publicitário, se se revestirem de originalidade;

n) Paródias e outras composições literárias ou musicais, ainda que inspiradas num tema ou motivo de outra obra.

2- As sucessivas edições de uma obra, ainda que corrigidas, aumentadas, refundidas ou com mudança de título ou de formato, não são obras distintas da obra original, nem o são as reproduções de obra de arte, embora com diversas dimensões.



Obrigado por ainda estarem acordados.

Boas Curvas cmpV
papagaio73
papagaio73

Mensagens : 2688
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Monte Abraão (Mas Transmontano de Gema)
Data de nascimento : 10/06/1973
Data de inscrição : 31/01/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por tiManel Qua Out 05, 2011 8:55 am

Bom dia,

Obrigado Papagaio, por nos ter explicado o que é um forum e por nos ter dado a assistência legal que se aplica a este caso.
No entanto, e por estarmos num forum, somos livres de expressar a nossa opinião e dizer o que pensamos acerca de determinados assuntos, sem que essa opinião se torne vinculativa.
Aliás, até somos livres de discordar das leis vigentes e propormos alterações às mesmas.
Recordo que estamos num forum e que estamos apenas a discutir os mais variados assuntos e não no Parlamento a legislar.
Mas, parece que, desta vez, a lei está de acordo connosco.
Como tive um pouco mais de tempo para ler o Decreto Lei n.º 63/85, de 14 de Março, cheguei ao Artigo 7º do mesmo, onde refere o que é excluído de protecção de direitos de autor, passo a citar:
ARTIGO 7º
Exclusão de protecção
1- Não constituem objecto de protecção:
a) As notícias do dia e os relatos de acontecimentos diversos com carácter de simples
informações de qualquer modo divulgadas;

b) Os requerimentos, alegações, queixas e outros textos apresentados por escrito ou oralmente
perante autoridades ou serviços públicos;
c) Os textos propostos e os discursos proferidos perante assembleias ou outros orgãos
colegiais, políticos e administrativos, de âmbito nacional, regional ou local, ou em debates
públicos sobre assuntos de interesse comum;
d) Os discursos políticos.
2- A reprodução integral, em separata, em colecção ou noutra utilização conjunta, de discursos,
peças oratórias e demais textos referidos nas alíneas c) e d) do nº1 só pode ser feita pelo autor
ou com o seu consentimento.
3- A utilização por terceiro da obra referida no nº1, quando livre, deve limitar-se ao exigido pelo
fim a atingir com a sua divulgação.
4- Não é permitida a comunicação dos textos a que se refere a alínea b) do nº1 quando estes
textos forem por natureza confidenciais ou dela possa resultar prejuízo para a honra ou
reputação do autor ou de qualquer outra pessoa, salvo decisão judicial em contrário proferida
em face da prova da existência de interesse legítimo superior ao subjacente à proibição.
Fim de citação.

Obrigado.

Cumprimentos cmpV
tiManel
tiManel

Mensagens : 1381
Sexo : Masculino Idade : 47
Localização : Algures no Alentejo
Data de nascimento : 30/03/1977
Data de inscrição : 27/08/2011
Emprego/lazer : n/a

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por Gilmar Qua Out 05, 2011 10:27 am

Pois é!!!! e mais uma vez o Timanel acertou na muche [Aviso] Direitos de Autor 205954
E eu concordo[Aviso] Direitos de Autor 3001718590
Gilmar
Gilmar
MOD/DINAMIZADOR
MOD/DINAMIZADOR

Mensagens : 6128
Sexo : Masculino Idade : 46
Localização : Marrocos-Deserto (Camelos)
Data de nascimento : 08/11/1977
Data de inscrição : 03/07/2011
Emprego/lazer : Pecador\Vadiagem

Ir para o topo Ir para baixo

[Aviso] Direitos de Autor Empty Re: [Aviso] Direitos de Autor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos