SBK: Chegou o tempo de definir as equipas para 2012
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SBK: Chegou o tempo de definir as equipas para 2012
Em Portimão, onde no passado fim-de-semana se realizou a última ronda do Mundial de Superbikes, está tudo preparado para as equipas testarem algumas das novas soluções que estão a preparar para a temporada de 2012.
Mas para além de novos materiais e electrónica, é no circuito algarvio que se confirmam rumores e transferências “surpresa”.
Começando pela mais mediática ofensiva da BMW Motorrad.
Carlos Checa, o novo campeão de superbikes, foi fortemente assediado pela marca alemã para se transferir da Ducati Althea. A oferta era simples: 800.000 euros por temporada e a certeza de que seria o “número 1” da equipa, apesar de ficar integrado na formação secundária da BMW, para além de garantir que competiria com total apoio de fábrica.
O piloto espanhol tinha até ontem à noite para dar a sua resposta e, apesar de algumas notícias que garantiam o fim da parceria “oficial” entre a Althea e a Ducati – devido a uma possível fraude relativa aos negócios de cerâmica da Althea, Checa preferiu manter-se com a actual equipa.
Com Carlos Checa a confirmar a sua permanência na Althea, a BMW Itália ficou com uma vaga disponível… mas por pouco tempo. Aliás, por muito pouco tempo! Assim que Checa anunciou a sua decisão, Michel Fabrizio falou com os directores da BMW e assinou novo contrato, passando da Suzuki Alstare, para companheiro de equipa de Ayrton Badovini.
Outra transferência que há muito tempo estava nos nossos planos é a de Eugene Laverty. Apesar de nos últimos dias terem surgido alguns rumores de que o irlandês ex-Yamaha estava a caminho da BMW Itália ou de uma mudança para o Mundial de Velocidade, categoria Moto2, a verdade é que ficou confirmado em Portimão que Laverty será companheiro de equipa de Max Biaggi na Aprilia Alitalia.
Por último, a transferência surpresa.
Hiroshi Aoyama, piloto que actualmente está ligado à equipa Gresini em MotoGP, irá competir em 2012 no Mundial de SBK como piloto da Castrol Honda, equipa gerida pelos holandeses da Ten Kate. Será o regresso de um piloto nipónico a este campeonato e logo numa equipa com apoio de fábrica.
Ainda sem saber o seu futuro está a Suzuki Alstare de Francis Batta. O “manager” da Alstare libertou Fabrizio do seu contrato e não tem ainda um piloto escolhido para pilotar a única Suzuki GSX-R 1000 que estará na grelha de partida em 2012. Além disso, Batta, já sabe que a Suzuki não está disposta a investir mais dinheiro na sua equipa, sendo que terá de encontrar mais patrocinadores e desenvolver a moto “em casa”.
Quanto à Yamaha SBK, os planos de um grupo sul-africano em manter as YZF-R1 em pista, pelo menos em 2012, caíram por terra e a marca japonesa vai mesmo abandonar por completo este campeonato mundial, onde conquistou o título em 2009 com Ben Spies.
A única hipótese que parecia “viável”, até pelos resultados fantásticos que conseguiu ao longo do ano – conquistando os título de piloto e marca em Supersport, era a ParkinGO ficar com as motos da Yamaha mas, como a MOTOCICLISMO já revelou há algum tempo atrás, o proprietário da equipa não conseguiu convencer os directores da Yamaha, tendo confirmado que vai passar para o Mundial de SBK com a Ducati a apoiar o seu único piloto, o novo campeão de SSP, Chaz Davies.
Fonte:Motociclismo
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