Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
5 participantes
Página 1 de 1
Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
Está apresentada mais uma das superdesportivas que vão estar nas nossas estradas em 2012. Após a Yamaha, a BMW, a Honda e a Ducati (ainda que apenas o motor da 1199 Panigale) terem revelado as suas novas, ou ligeiramente retocadas “armas”, chega a vez da Suzuki revelar a nova GSX-R 1000.
Mantendo o design das carenagens da sua antecessora, a nova GSX-R 1000 conta no entanto com ligeiras modificações na sua aparência que a tornam distinta do modelo anterior: utilização do azul típico da Suzuki que agora ocupa mais espaço nas laterais, logótipos ligeiramente maiores e painel de instrumentos com nova coloração. Outra modificação estética é o regresso ao sistema de escape com uma única ponteira.
Esta solução, além de estética, é também funcional, pois a utilização de um sistema 4-2-1 totalmente fabricado em titânio permite melhorar a reposta em médios regimes e ajudar na diminuição do peso da GSX-R, com a Suzuki a anunciar que a nova “mil” atinge os 203 kg a cheio, menos 2 kg do que a versão anterior.
Ao nível do motor a casa de Hamamatsu decidiu reaproveitar o tetracilíndrico de 999 cc, mas dotou-o de uma reposta mais “cheia” nos médios regimes. Aproveitando a tecnologia utilizada pela equipa de MotoGP de análise à fadiga dos materiais, os pistões foram redesenhados e são 11% mais leves, além de verem a sua resistência ao desgaste melhorada.
As árvores de cames foram ligeiramente alteradas no seu perfil, permitindo uma reposta mais rápida aos impulsos do acelerador e melhorando a curva de binário ao longo de toda a gama de rotações.
Na electrónica poderemos encontrar na nova GSX-R 1000 de 2012 os mesmos três mapas de motor, seleccionáveis facilmente através de um botão colocado no punho esquerdo. Infelizmente, e ao contrário do que acontece noutras marcas, a Suzuki ainda não instala na nova versão da sua desportiva de litro um sistema de controlo de tracção…
O novo módulo de controlo do motor (ou ECU) viu as suas “afinações” optimizadas para se adaptarem ao novo sistema de escape único, e a Suzuki anuncia uma melhoria de 8% nos consumos.
Se na aparência e performance do motor e no seu controlo electrónico a moto muda pouco, o mesmo já não se poderá dizer da sua ciclística: ao quadro em alumínio de dupla trave foi-lhe adicionado uma evolução da forquilha Big Piston, com curso mais pequeno, mais leve e resistente a ritmos fortes em pista, para além das afinações serem ligeiramente alteradas para responderem melhor ao menor peso do conjunto e à mudança no centro de equilíbrio da GSX-R 1000.
Para além da forquilha BPF, os engenheiros japoneses decidiram adoptar para a sua desportiva de topo pinças da Brembo monobloco, uma solução que já tinha sido adoptada para as GSX-R 600 e 750.
Quanto ao sempre importante factor “preço”, ainda não é possível confirmar qualquer valor final, pois a Suzuki irá apresentar a moto “oficialmente” durante o Salão de Milão – EICMA em Novembro.
Fonte:Motociclismo
T@go- Mensagens : 2554
Sexo : Idade : 47
Localização : Carcavelos
Data de nascimento : 11/05/1976
Data de inscrição : 02/02/2011
Emprego/lazer : Tecnico de suporte
Re: Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
bonita, mas com dois escapes ficava melhor. Ou com um bem curtinho X)
ifabrício- Mensagens : 501
Sexo : Idade : 36
Localização : Lisbon
Data de nascimento : 22/11/1987
Data de inscrição : 20/02/2011
Re: Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
ifabrício escreveu:bonita, mas com dois escapes ficava melhor. Ou com um bem curtinho X)
Tb gostava de ver os dois escapes na 1000, e neste modelo parece quererem de uma vez remediar o problema de travagem que tanto as assombra desde á uns anos
Tó- Mensagens : 625
Sexo : Idade : 50
Localização : Quinta Conde
Data de nascimento : 03/03/1974
Data de inscrição : 02/03/2011
Emprego/lazer : Militar
Re: Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
Pois... com dois escapes ou melhor ainda, um bem curto ficaria melhor.
Assim nem parece "acabada de sair do forno"...
Assim nem parece "acabada de sair do forno"...
tiManel- Mensagens : 1381
Sexo : Idade : 47
Localização : Algures no Alentejo
Data de nascimento : 30/03/1977
Data de inscrição : 27/08/2011
Emprego/lazer : n/a
Re: Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
entao estamos todos de acordo mas os de origem sao um bocadinho feitos :cyclops:
Boeiro- Mensagens : 689
Sexo : Idade : 37
Localização : Évora
Data de nascimento : 09/04/1987
Data de inscrição : 08/09/2011
Emprego/lazer : Técnico de imagem digital
Re: Nova GSX-R1000: Mais médias, travões melhores e mais económica
o pessoal da Suzuki não percebem nada disso pah xD
mas que é um canhão, ah isso é *.*
mas que é um canhão, ah isso é *.*
ifabrício- Mensagens : 501
Sexo : Idade : 36
Localização : Lisbon
Data de nascimento : 22/11/1987
Data de inscrição : 20/02/2011
Tópicos semelhantes
» Mais 2 acidentes, mais 2 mortes a lamentar
» Mais de 500 Km/h
» mais um
» Passeio Motard Arrábida/ Choco Frito 3 Julho
» Mais do mesmo
» Mais de 500 Km/h
» mais um
» Passeio Motard Arrábida/ Choco Frito 3 Julho
» Mais do mesmo
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos