Ajuda na compra de uma mota
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Ajuda na compra de uma mota
Boas pessoal
Eu ja me dicidi qual vai ser a minha primeira moto ! Escolhi uma yamaha XJ6 de 2009 ! Só gostava de saber se alguém tem alguma ? Porque estes dias devo ir ver duas e queria saber que cuidados devo ter ? O que devo procurar para ver se ela está a 100%? E ja agora opiniões que tem sobre a moto !
Ja agora nao há aqui ninguém da zona de famalicão ?
Abraços
Eu ja me dicidi qual vai ser a minha primeira moto ! Escolhi uma yamaha XJ6 de 2009 ! Só gostava de saber se alguém tem alguma ? Porque estes dias devo ir ver duas e queria saber que cuidados devo ter ? O que devo procurar para ver se ela está a 100%? E ja agora opiniões que tem sobre a moto !
Ja agora nao há aqui ninguém da zona de famalicão ?
Abraços
Americo- Mensagens : 15
Sexo : Idade : 34
Localização : Esmoriz
Data de nascimento : 16/03/1990
Data de inscrição : 19/02/2014
Emprego/lazer : Estudante
Re: Ajuda na compra de uma mota
Boas, tenho um colega que está a vender uma de 2012 para comprar uma R, pelo que sei não teve problemas nenhuns, é uma mota boa para dar umas voltinhas, para cidade, não aconselho para quem faz viagens maiores e que goste de andar mais depressa( >140).
mcorreia- Mensagens : 87
Sexo : Idade : 44
Localização : Grândola
Data de nascimento : 19/10/1979
Data de inscrição : 28/06/2013
Emprego/lazer : Preparador
Re: Ajuda na compra de uma mota
Boas
Já agora sabes por quanto ele esta a vender? Ele tem algum anuncio online?
Já agora sabes por quanto ele esta a vender? Ele tem algum anuncio online?
Americo- Mensagens : 15
Sexo : Idade : 34
Localização : Esmoriz
Data de nascimento : 16/03/1990
Data de inscrição : 19/02/2014
Emprego/lazer : Estudante
Re: Ajuda na compra de uma mota
O anuncio é este: http://sines-sines.olx.pt/yamaha-xj6n-2012-iid-447072311
mcorreia- Mensagens : 87
Sexo : Idade : 44
Localização : Grândola
Data de nascimento : 19/10/1979
Data de inscrição : 28/06/2013
Emprego/lazer : Preparador
Re: Ajuda na compra de uma mota
Obrigado
E a pessoa é de confiança? não tem nenhum problema a moto?
E a pessoa é de confiança? não tem nenhum problema a moto?
Americo- Mensagens : 15
Sexo : Idade : 34
Localização : Esmoriz
Data de nascimento : 16/03/1990
Data de inscrição : 19/02/2014
Emprego/lazer : Estudante
Re: Ajuda na compra de uma mota
Sim é de confiança, a moto não tem problema nenhum e está como nova.
mcorreia- Mensagens : 87
Sexo : Idade : 44
Localização : Grândola
Data de nascimento : 19/10/1979
Data de inscrição : 28/06/2013
Emprego/lazer : Preparador
Re: Ajuda na compra de uma mota
Boa companheiro Americo,
deixo te aqui um pouco de leitura que pode ser te muito útil. Saquei isso de um outro tópico do nosso Amigo Dani. Espero que isso ajuda te.
grande abraço
"pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente)
ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)
dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
verificar se motor está frio
(sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando
se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o
motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que
possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do
comprador pois ai já vem com o motor quente)
saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
ligar motor e verificar:
se arranca bem
se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição)
se tem barulhos metálicos (válvulas)
se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo
relanti deve ser regular
(estas foram todas tiradas de uma revista qualquer no Continente... não a comprei =))
Actualizado
1 - Escapes:
As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum),
pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer
qualquer barulho metálico no interior.
2 - Estado do kit
de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados
ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à
horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de
transmissão.
3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se
não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não
estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o
motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem
qualidade)
4 - Estado dos discos de travão dianteiro e
traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido (se
passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e
verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas
de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e
outra para o metal que segura o ferodo).
5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.
6 -
Amortecedor: Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para
baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores,
passando o dedo nas bainhas.
7 - Caixas de direcção: As
cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão,
empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há
folga nas caixas.
8 - Pontos que denunciam se a moto já
caiu, e a gravidade da queda: Contra-pesos do volante, espelhos e
limitador da direcção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda
simples com mota parada ou algo mais complicado.
9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.
10 -
Pousa-pés: demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar
acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota
quase parada.
11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma
zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura
recente e não uniforme)
12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
14
- Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor
<- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que
o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder
barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a
mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)
15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
16
- Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo
(corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em
acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver
gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.
17
- Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento
entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para
baixo, pode indicar que foi mexido.
- Nos digitais e
especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à centralina
do ABS indica os km's reais da mota, pois quem mexe em digitais,
esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.
18 - confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido."
deixo te aqui um pouco de leitura que pode ser te muito útil. Saquei isso de um outro tópico do nosso Amigo Dani. Espero que isso ajuda te.
grande abraço
"pousa-pés demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar acidente recente)
ver se a pintura de um lado (ou de uma zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura recente e não uniforme)
dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
oxidação dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
verificar se motor está frio
(sentir temperatura nas tampas do motor <- isto é importante quando
se vão ver motos usadas na medida em que o dono pode ter aquecido o
motor dando umas voltas para esconder barulhos a frio; convém sempre que
possível ser o comprador a ir ver a mota e não a mota ir ao encontro do
comprador pois ai já vem com o motor quente)
saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
ligar motor e verificar:
se arranca bem
se faz restolhar contínuo (corrente de distribuição)
se tem barulhos metálicos (válvulas)
se em acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver gorduroso indicia queima de óleo
relanti deve ser regular
(estas foram todas tiradas de uma revista qualquer no Continente... não a comprei =))
Actualizado
1 - Escapes:
As ponteiras de escape tendem a apodrecer por dentro (bastante comum),
pelo que se abanares/deres uma pancada nos mesmos, não devem fazer
qualquer barulho metálico no interior.
2 - Estado do kit
de transmissão: Se os dentes da cremalheira estiverem tortos/desgastados
ou a corrente estiver gripada (elos que já não voltam por si à
horizontal /\__/\__) pede para fazer o desconto para o kit de
transmissão.
3 - Cabeça do motor e outras juntas: Ver se
não baba óleo (marcas escuras à volta das juntas) e se os parafusos não
estão danificados. Se estiverem, significa ou que já foi muito aberto (o
motor), ou que foi mal aberto (más ferramentas = mecânico sem
qualidade)
4 - Estado dos discos de travão dianteiro e
traseiro bem como pastilhas: O disco não deve estar muito comido (se
passares o dedo, e se notares muita irregularidade na superfície) e
verifica as pastilhas olhando de frente para a roda na zona das bombas
de travão consegues ver as pastilhas e as duas camadas (1 para o ferodo e
outra para o metal que segura o ferodo).
5 - Braço oscilante: Alguns braços oscilantes rasgam na zona do apoio do amortecedor traseiro. Verifica esse ponto.
6 -
Amortecedor: Verifica que não chia quando fazes pressão na moto para
baixo. Nas bainhas da frente ver se não há fuga de óleo dos retentores,
passando o dedo nas bainhas.
7 - Caixas de direcção: As
cidades portuguesas não são boas para estas peças mecânicas. à mão,
empurra a moto e trava com a frente com violência, para verificar se há
folga nas caixas.
8 - Pontos que denunciam se a moto já
caiu, e a gravidade da queda: Contra-pesos do volante, espelhos e
limitador da direcção: dependendo das raspadelas podem indicar uma queda
simples com mota parada ou algo mais complicado.
9 - Colectores: Verificar se não há marcas de óleo queimado a jusante do mesmo e se não se encontram podres, quase a furar.
10 -
Pousa-pés: demasiado novos indicia substituição recente (pode indiciar
acidente recente). Uma raspadela pouco forte indica uma queda da mota
quase parada.
11 - Ver se a pintura de um lado (ou de uma
zona) está mais recente que do outro (pode indiciar queda com pintura
recente e não uniforme)
12 - Dureza do assento uniforme (indica a intensidade da utilização da mota ou se foi substituído recentemente)
13 - Oxidação: dentro do depósito (junto à boca, dentro é mais complicado)
14
- Verificar se motor está frio: (sentir temperatura nas tampas do motor
<- isto é importante quando se vão ver motos usadas na medida em que
o dono pode ter aquecido o motor dando umas voltas para esconder
barulhos a frio; convém sempre ser o comprador a ir ver a mota e não a
mota ir ao encontro do comprador pois ai já vem com o motor quente)
15 - Saber quando mudou óleo e ver o nível (tentar perceber se consome muito óleo)
16
- Ligar motor e verificar: se arranca bem; se faz restolhar contínuo
(corrente de distribuição); se tem barulhos metálicos (válvulas); se em
acelerações rápidas deitar fumo azul ou o interior do escape estiver
gorduroso indicia queima de óleo; relanti deve ser regular.
17
- Basta olhar para o conta quilómetros se verificarem desalinhamento
entre números, tipo algum deles estar ligeiramente para cima ou para
baixo, pode indicar que foi mexido.
- Nos digitais e
especialmente em motas que tragam ABS, uma simples ligação à centralina
do ABS indica os km's reais da mota, pois quem mexe em digitais,
esquecesse que alguém pode saber desta manha e diagnosticar.
18 - confirmar sempre se o numero de quadro é o mesmo que consta no livrete, algo que passa quase sempre despercebido."
pedro v- MOD/DINAMIZADOR
- Mensagens : 2428
Sexo : Idade : 51
Localização : Barcarena/ Almaça
Data de nascimento : 30/03/1973
Data de inscrição : 16/09/2011
Emprego/lazer : Transportador de animais racionais
Re: Ajuda na compra de uma mota
Obrigado pela ajuda pessoal
Americo- Mensagens : 15
Sexo : Idade : 34
Localização : Esmoriz
Data de nascimento : 16/03/1990
Data de inscrição : 19/02/2014
Emprego/lazer : Estudante
Re: Ajuda na compra de uma mota
Americo, como somos quase vizinhos, se tiveres alguma dúvida em alguma coisa, dá uma apitadela que tento ajudar, nem que seja com um pouco da minha ignorância e falta de humor por uma mini
santoantonio1- Mensagens : 64
Sexo : Idade : 43
Localização : Estarreja-Aveiro
Data de nascimento : 03/02/1981
Data de inscrição : 02/08/2012
Emprego/lazer : Analista e trader
Re: Ajuda na compra de uma mota
Boas Santo António
é com grande alegria que posso dizer que já adquiri a minha menina foi uma batalha dura mas finalmente encontrei a tal
Mas não deixo de agradecer toda ajuda que foi dada
Só tenho agora a dizer que temos e de combinar umas voltas
é com grande alegria que posso dizer que já adquiri a minha menina foi uma batalha dura mas finalmente encontrei a tal
Mas não deixo de agradecer toda ajuda que foi dada
Só tenho agora a dizer que temos e de combinar umas voltas
Americo- Mensagens : 15
Sexo : Idade : 34
Localização : Esmoriz
Data de nascimento : 16/03/1990
Data de inscrição : 19/02/2014
Emprego/lazer : Estudante
Re: Ajuda na compra de uma mota
só vi agora o post, eu tenho uma xj6 F diversion de 2012 e tou super contente... espero que gostes tanto dela como eu estou a gostar da minha...
malaikooo- Mensagens : 116
Sexo : Idade : 38
Localização : Sintra
Data de nascimento : 01/12/1985
Data de inscrição : 03/09/2012
Emprego/lazer : trabalha-se
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