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Comissão Europeia que "mexer" nas nossas motas

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Mensagem por ifabrício Seg Set 12, 2011 8:55 pm

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Mensagem por Gilmar Seg Set 12, 2011 9:25 pm

DASSSEE só faltava esta, mas a minha não vai á loja meter nada que eu não deixo Very Happy
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Mensagem por Serzedo Seg Set 12, 2011 9:35 pm

Era o que havia de faltar, já não basta a mota acender as luzes sozinha??? (coisa que me irrita é isso)

E então o que dizer dos carros?

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Mensagem por João Seg Set 12, 2011 9:37 pm

Concordo.

Já tinha lido esse artigo mais completo num site do UK (até vi o pdf do governo), e, a ser aprovado, só se aplicará a motas novas, sendo o objectivo principal é aumentar segurança e fiabilidade e baixar poluição.

O artigo da Motociclismo está muito resumido e com poucos ou nenhuns detalhes.

Basicamente, é a obrigatoriedade de trazerem de serie ABS e controlo de travagem assistida/emergência, interface de diagnóstico (como já existe nos carros, à alguns anos), e dificultar a alteração de potencia das motas.

Manutenções caseiras vão continuar a ser iguais, mudar
oleo/filtros/velas, pastilhas, oleo de travões... O que difere, é que
quem investir num cabo de diagnóstico e aplicação/portatil, vai poder
diagnosticar mais facilmente uma avaria.

E concordo porque muitos motoqueiros, acham que mota é para fazer barulho e andar muito, sem qualquer respeito por quem/onde/a que horas for.
Nestas coisas, como costume, os justos, pagam pelos pecadores.

Mas o mais certo, é nem chegar cá a PT, visto que nem IPO começamos ainda a ter para as motas, e, se algum dia começarmos a ter, uns 30% devem chumbar ou terem de ir lá com o material de origem (escapes, piscas, faróis)...

De qualquer forma, se calhar, uns 50% dos acidentes de motas, têm a ver com o trafego automóvel ou com o estado da via, mas por ai, não pegam eles...

João

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Mensagem por Serzedo Seg Set 12, 2011 10:18 pm

Mbit escreveu:Mas o mais certo, é nem chegar cá a PT, visto que nem IPO começamos ainda a ter para as motas, e, se algum dia começarmos a ter, uns 30% devem chumbar ou terem de ir lá com o material de origem (escapes, piscas, faróis)...

De qualquer forma, se calhar, uns 50% dos acidentes de motas, têm a ver com o trafego automóvel ou com o estado da via, mas por ai, não pegam eles...

Ora... se é como dizes, sobre ABS e tal, então são também boas medidas!!

Mas ainda assim, o artigo falava só sobre alterações de potência, ou qualquer tipo de alteração?

As inspecções, concordo com elas, mas desde que devidamente adaptadas aos motociclos. Wink

Se calhar desses 50%, alguns até se devem à falta de equipamentos de segurança "activos" que as motas trazem e depois são retirados, isso é que devia de ser fiscalizado! Smile

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Mensagem por T@go Ter Set 13, 2011 7:08 am

Comissão Europeia que "mexer" nas nossas motas 120911cenormash

É certo e sabido que a Comissão Europeia, um organismo de governação que debita normas que os cidadãos europeus são obrigados a adoptar modificando os seus padrões de vida, está de olho num sector que nos diz muito: o motociclismo.

Para além das cada vez maiores normas restritivas à poluição, que têm obrigado os fabricantes a encontrar soluções restritivas para a potência dos seus motociclos e, por vezes, que acabam por adicionar custos extra ao seu valor final, agora chega a vez da Comissão Europeia apresentar um novo conjunto de propostas que irão, eventualmente, mexer ainda mais nas nossas liberdades.


E o que estará a CE a preparar para os motociclistas europeus?

Nada menos do que um sistema de diagnóstico electrónico que ficará instalado nas motos, sistema esse que vem colocado quando vamos buscar uma moto nova ao concessionário, e que vai detectar a instalação de acessórios ou peças na moto que não sejam as de origem, dando depois essa indicação através de uma mensagem de erro que aparece no painel de instrumentos da moto.

Esta proposta tem como objectivo impedir os proprietários dos motociclos de adicionarem potência extra, através da instalação de acessórios que não foram criados para utilização em estradas públicas. Outra alínea propõe ainda que algumas peças da moto, como parafusos que seguram o sistema de escape (por exemplo), sejam fabricados para que apenas se consigam colocar / remover através de ferramentas especiais, dificultando a sua substituição.

A Comissão Europeia ainda não tomou uma decisão definitiva e, de momento, apenas estamos a falar de propostas que, pensamos, não serão facilmente aceites pelos diversos fabricantes.

Mas, caso estas ideias dos comissários europeus recebam “luz verde” para avançar, aqueles motociclistas que gostam de modificar as motos ao seu gosto vão ter a vida dificultada para o conseguirem fazer, assim como aquelas pessoas que pretendam efectuar “revisões caseiras” apenas o vão conseguir se tiverem um conjunto de ferramentas especiais.

Este será apenas mais um ataque da Comissão Europeia às liberdades dos motociclistas ou, estará mesmo em causa a segurança rodoviária dos cidadãos europeus?



Fonte:Motociclismo
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