Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida

+7
dragon-dragon
sonia
boney
Mrboss81
SeaLion
MOTARD REBELDE 54
Anjo Negro
11 participantes

Ir para baixo

Duvida Empty Duvida

Mensagem por Anjo Negro Qua Jul 04, 2012 9:03 pm

Boas, este ano passei a pagar o imposto unico de circulação e surgiu-me uma duvida.
Tenho de andar com o documento comprovativo comigo sempre que ando de mota ou eles (policia) tem uma base de dados onde consta se paguei ou não?
Anjo Negro
Anjo Negro

Mensagens : 365
Sexo : Masculino Idade : 30
Localização : Evora
Data de nascimento : 09/04/1994
Data de inscrição : 16/06/2011
Emprego/lazer : 2 rodas

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por MOTARD REBELDE 54 Qua Jul 04, 2012 9:08 pm

tens de ter contigo.....era assim...mas as leis tao sempre a mudar...
MOTARD REBELDE 54
MOTARD REBELDE 54

Mensagens : 3352
Sexo : Masculino Idade : 51
Localização : TUGA/OUT SIDE
Data de nascimento : 07/06/1972
Data de inscrição : 07/03/2012
Emprego/lazer : **SOLDADOR TIG**HOBBIES**TRACK DAYS,MERGULHO,PESCA DESPORTIVA ALTO MAR,FOTOGRAFIA,FAZER KM SEM DESTINO COM A FALCOA

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por Anjo Negro Qua Jul 04, 2012 9:09 pm

MOTARD REBELDE 54 escreveu:tens de ter contigo.....era assim...mas as leis tao sempre a mudar...

Obrigado. Duvida 205954
Anjo Negro
Anjo Negro

Mensagens : 365
Sexo : Masculino Idade : 30
Localização : Evora
Data de nascimento : 09/04/1994
Data de inscrição : 16/06/2011
Emprego/lazer : 2 rodas

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por MOTARD REBELDE 54 Qua Jul 04, 2012 9:09 pm

na boa.....ajudo sempre que possa ou saiba....Duvida 205954
MOTARD REBELDE 54
MOTARD REBELDE 54

Mensagens : 3352
Sexo : Masculino Idade : 51
Localização : TUGA/OUT SIDE
Data de nascimento : 07/06/1972
Data de inscrição : 07/03/2012
Emprego/lazer : **SOLDADOR TIG**HOBBIES**TRACK DAYS,MERGULHO,PESCA DESPORTIVA ALTO MAR,FOTOGRAFIA,FAZER KM SEM DESTINO COM A FALCOA

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por SeaLion Qua Jul 04, 2012 9:11 pm

Eu ando sempre com o meu pelo sim pelo não cmpV
SeaLion
SeaLion

Mensagens : 2140
Sexo : Masculino Idade : 52
Localização : Por ai.......
Data de nascimento : 11/07/1971
Data de inscrição : 01/02/2011
Emprego/lazer : MGP

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por Mrboss81 Qua Jul 04, 2012 9:13 pm

Não é obrigatorio andar com o comprovativo. só se houver denuncia que está em falta ás finanças. Eles se duvidam, que comprovem no local. Eu não ando com ele, e em operaçoes de stop, não pedem isso, porque não é obrigatorio.
Mrboss81
Mrboss81

Mensagens : 234
Sexo : Masculino Idade : 42
Localização : Coimbra
Data de nascimento : 10/08/1981
Data de inscrição : 17/03/2011
Emprego/lazer : Lolador

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por Anjo Negro Qua Jul 04, 2012 9:14 pm

Começa a ser muita papelada para o meu gosto...
Quando ando de mota gosto de andar ligeiro. Duvida 1037941988 Duvida 3472175145
Anjo Negro
Anjo Negro

Mensagens : 365
Sexo : Masculino Idade : 30
Localização : Evora
Data de nascimento : 09/04/1994
Data de inscrição : 16/06/2011
Emprego/lazer : 2 rodas

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por boney Qua Jul 04, 2012 9:18 pm

Dobras em 4 como eu e metes na carteira. Se não gostas de perder tempo e de te chatear anda com isso pelo sim pelo não. A mim já me pediram.
boney
boney

Mensagens : 167
Sexo : Feminino Idade : 32
Localização : Lisboa
Data de nascimento : 05/11/1991
Data de inscrição : 18/06/2012
Emprego/lazer : Designer/Tatuadora

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por MOTARD REBELDE 54 Qua Jul 04, 2012 9:21 pm

é melhor andares,digo eu pois podes apanhar algum que implique e pagas multa por falta de documentaçao.....
MOTARD REBELDE 54
MOTARD REBELDE 54

Mensagens : 3352
Sexo : Masculino Idade : 51
Localização : TUGA/OUT SIDE
Data de nascimento : 07/06/1972
Data de inscrição : 07/03/2012
Emprego/lazer : **SOLDADOR TIG**HOBBIES**TRACK DAYS,MERGULHO,PESCA DESPORTIVA ALTO MAR,FOTOGRAFIA,FAZER KM SEM DESTINO COM A FALCOA

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por sonia Qua Jul 04, 2012 9:27 pm

O imposto é um imposto das finanças e, como qualquer outro imposto idêntico, não obriga a andar com comprovativos de pagamento. Se um polícia pedir o comprovativo do pagamento deste imposto, é a mesma coisa que pedir a nota de liquidação do IRS.

Pelo sim pelo não, e como tudo é possível e basta o Sr. agente decidir implicar para dar chatices, mais vale andar com ele....embora eu não ande com o meu.....aliás, nem me dou ao trabalho de o imprimir!
sonia
sonia

Mensagens : 501
Sexo : Feminino Idade : 47
Localização : Maia
Data de nascimento : 13/11/1976
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por dragon-dragon Qua Jul 04, 2012 9:27 pm

Mrboss81 escreveu:Não é obrigatorio andar com o comprovativo. só se houver denuncia que está em falta ás finanças. Eles se duvidam, que comprovem no local. Eu não ando com ele, e em operaçoes de stop, não pedem isso, porque não é obrigatorio.



e mais se não pagares recebes em casa a multa e congelam o irs se tiveres que receber
dragon-dragon
dragon-dragon

Mensagens : 360
Sexo : Masculino Idade : 42
Localização : Espinho
Data de nascimento : 10/07/1981
Data de inscrição : 04/09/2011
Emprego/lazer : p

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por Anjo Negro Qua Jul 04, 2012 10:01 pm

Obrigado a todos pelas opiniões, lá vou eu passar a andar com o papel para evitar chatices. Duvida 172180268
Anjo Negro
Anjo Negro

Mensagens : 365
Sexo : Masculino Idade : 30
Localização : Evora
Data de nascimento : 09/04/1994
Data de inscrição : 16/06/2011
Emprego/lazer : 2 rodas

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por tovineiro Qua Jul 04, 2012 10:01 pm

Anjo Negro escreveu:Boas, este ano passei a pagar o imposto unico de circulação e surgiu-me uma duvida.
Tenho de andar com o documento comprovativo comigo sempre que ando de mota ou eles (policia) tem uma base de dados onde consta se paguei ou não?

se o pagaste,anda com ele
já mandaram parar e só pediram isso,multa 3x o valor do iuc,ser obrigado ou não é relativo podes andar sem a carta,BI,ou seguro,dão-te um prazo para apresentar,pagas é multa.
tovineiro
tovineiro

Mensagens : 787
Sexo : Masculino Idade : 58
Localização : Mem Martins
Data de nascimento : 11/12/1965
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por papagaio73 Qua Jul 04, 2012 10:32 pm

Boas.

Os agentes da autridade (PSP e GNR) só pedem esse documento se estiver alguem das finaças na operação STOP.

Mas se assim for o Senho da "Autoridade Tributária e Aduaneira" é agora o nome pnposo das finaças Wink que confirmem ONLINE Wink

Eu ando com ele... quer dizer andava e era uma folha tamanho A7.... pequinina, a carteira tambem é pequena Wink

O deste ano ainda nem o imprimi.... mas já paguei Wink
papagaio73
papagaio73

Mensagens : 2688
Sexo : Masculino Idade : 50
Localização : Monte Abraão (Mas Transmontano de Gema)
Data de nascimento : 10/06/1973
Data de inscrição : 31/01/2011
Emprego/lazer : Militar

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por Mac Qui Jul 05, 2012 1:36 am

sonia escreveu:O imposto é um imposto das finanças e, como qualquer outro imposto idêntico, não obriga a andar com comprovativos de pagamento. Se um polícia pedir o comprovativo do pagamento deste imposto, é a mesma coisa que pedir a nota de liquidação do IRS.

Boas companheira Sonia...
Permite-me discordar do teu comentário, pois estamos a falar de impostos diferentes....
O IRS é um imposto sobre rendimentos e como tal só terás de fazer prova do mesmo em situações que envolvam razões financeiras, o IUC como o próprio nome indica é um imposto de circulação de viaturas automóveis e como tal deve acompanhar sempre a viatura, por norma quem nos questiona sobre o comprovativo de pagamento será como disse o companheiro Papagaio, representantes da Autoridade Tributaria Aduaneira quando presentes numa operação de Stop mas não invalida que um agente de autoridade te possa pedir o respectivo documento e até mesmo autuar na falta do mesmo.
Relembro-te que, mesmo sendo um imposto tal como afirmaste, sempre foi obrigatório ter no canto superior direito dos automóveis o antigo "Selo" que era nada mais, nada menos que o comprovativo de pagamento do mesmo e que o facto de o dito "selo" ter sido substituído por uma folha tamanho A4, A5 ou até mesmo A7 não revoga a lei de obrigatoriedade de apresentação do mesmo quando solicitado por um agente de autoridade.
Mac
Mac

Mensagens : 276
Sexo : Masculino Idade : 51
Localização : Região Oeste
Data de nascimento : 05/12/1972
Data de inscrição : 09/03/2011

https://www.facebook.com/profile.php?id=100000026375718

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por sonia Qui Jul 05, 2012 5:44 pm

Olá Mac...permito-te discordares sim Very Happy ma não gostei lol!

Agora fora de brincadeiras, vou eu discordar outra vez! Podemos tirar as dúvidas em: http://impostosobreveiculos.info/inicio/duvidas-comuns-imposto-unico-circulacao-iuc/

Onde encontramos:

"É preciso andar com algum papel no carro?


Não. O selo antigo deixou de existir e não é necessário andar com nenhum papel no carro que comprove o pagamento do imposto. Se o quiser fazer, apenas por descargo de consciência, pode fazer mas, não é obrigatório (se precisar de comprovar este facto, leia o ponto 4 desta circular das Finanças)."

A circular está aqui http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/8DF659C3-4A00-40D2-917E-67DAA12B9926/0/Circular%207-2008%20de%2009%20de%20Maio_1.pdf e é bem clara. A polícia não pode pedir o comprovativo nem multar pela falta do mesmo!

Bjs
sonia
sonia

Mensagens : 501
Sexo : Feminino Idade : 47
Localização : Maia
Data de nascimento : 13/11/1976
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por joaoR Sex Jul 06, 2012 11:08 am

acerca deste assunto , quando fui multado , , na altura os agentes pediram os doc + comprovativo do IUC , dizendo-me que tenho sempre de ter o comprovtivo ,comigo ?? ,há poucas semanas, em operação stop ,ia de enlatado e a mesma coisa .... ? portanto pelo sim pelo não ,ando com o papel , mota e carro , a lei neste momento é imterpertada de dúbias maneiras , para evitar chatisse ....... cmpV
joaoR
joaoR

Mensagens : 378
Sexo : Masculino Idade : 66
Localização : SINTRA
Data de nascimento : 23/06/1957
Data de inscrição : 20/01/2012
Emprego/lazer : coisas caras .

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por tovineiro Sex Jul 06, 2012 1:05 pm

sonia escreveu:Olá Mac...permito-te discordares sim Very Happy ma não gostei lol!

Agora fora de brincadeiras, vou eu discordar outra vez! Podemos tirar as dúvidas em: http://impostosobreveiculos.info/inicio/duvidas-comuns-imposto-unico-circulacao-iuc/

Onde encontramos:

"É preciso andar com algum papel no carro?


Não. O selo antigo deixou de existir e não é necessário andar com nenhum papel no carro que comprove o pagamento do imposto. Se o quiser fazer, apenas por descargo de consciência, pode fazer mas, não é obrigatório (se precisar de comprovar este facto, leia o ponto 4 desta circular das Finanças)."

A circular está aqui http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/8DF659C3-4A00-40D2-917E-67DAA12B9926/0/Circular%207-2008%20de%2009%20de%20Maio_1.pdf e é bem clara. A polícia não pode pedir o comprovativo nem multar pela falta do mesmo!

Bjs

Há coisas neste portal que não bate certo,portanto não sei se deva confiar na informação:

"O dono anterior não pagou o IUC, terei que o pagar?

O imposto é devido pela propriedade e quem o deve é quem é proprietário do veículo. Como o imposto vence no dia da matrícula, quem é proprietário nessa data é que tem que pagar o IUC. Exemplo: comprou um carro usado a 20 de Outubro de 2011, com data de matrícula de 21 de Novembro de 2009. Neste caso, só é responsável pelo pagamento do IUC a partir de 21 "

a minha tem registo de 05/01 e tenho de pagar até 31/01,logo não é o dia de registo mas o mês de registo.
não podemos confiar em tudo que lemos

cmpV
tovineiro
tovineiro

Mensagens : 787
Sexo : Masculino Idade : 58
Localização : Mem Martins
Data de nascimento : 11/12/1965
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por tovineiro Sex Jul 06, 2012 1:19 pm

outra:
"Como ou quando é que deixo de pagar o IUC?

O IUC é pago enquanto o veículo tiver matrícula, ou seja, só deixará de pagar IUC quando a matrícula for cancelada. Não existe qualquer isenção quanto à idade, estatuto de "clássico" ou ao facto de circular pouco. O valor a pagar não baixa ao longo do tempo, e em princípio é actualizado anualmente."


motociclos anteriores a 1992 não pagam
cmpV
tovineiro
tovineiro

Mensagens : 787
Sexo : Masculino Idade : 58
Localização : Mem Martins
Data de nascimento : 11/12/1965
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por sonia Sex Jul 06, 2012 6:12 pm

Tovineiro, a informação que enviei consta de uma circular do ministério da finanças e só por isso é que continuo a dizer que o comprovativo não é obrigatório. O portal em causa foi apenas um meio de chegar à informação que procurava e que sabia que já tinha lido num outro local...

Eu normalmente também não confio nestes portais e daí procurar sempre a base legal da informação prestadaDuvida 205954
sonia
sonia

Mensagens : 501
Sexo : Feminino Idade : 47
Localização : Maia
Data de nascimento : 13/11/1976
Data de inscrição : 02/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Empty Re: Duvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos