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Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase"

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Mensagem por papagaio73 Seg Abr 02, 2012 6:49 pm

Boas.

Decidi "arrancar" com este tópico, porque eu sempre que vejo a infeliz noticia que "mais" um companheiro de duas rodas partiu para outra viajem... fico sempre mais que TRISTE.

É necessário "relembrar" que sempre que existe uma noticia destas, por detrás dessa mesma noticia, existe uma PESSOA que por sua vez é Pai, Filho, Familiar, Amigo, companheiro de alguém e esse alguém podemos ser NÓS.

Não vou ser eu ou vocês que vai acabar com os acidentes, ou com estas desagradáveis noticias... mas podemos ajudar.

Agora, não se pode aceitar que um PSEUDO jornalista que nem sabe a diferença entre 50cc e 500cc, para ele são todos "motoqueiros" venha mandar "bitites" sobre um acidente, que nem sequer viu nem a "pessoa" que lhe contou a "estoria" viu... sim essa mesma pessoa, simplesmente parou na estrada a ver aquela azafama toda e depois começa o disse que disse, eu sei bem o que estou a falar... porque aqui aos uns anos tive um acidente em Trás-os-montes (mais propriamente na terra do SeaLion em Vila Flor) e chegou a uma altura que eu estava à espera da minha familia e fiquei lá a "ver" o que as pessoas diziam Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 eu perguntei a um senhor se tinha visto o acidente, ele disse que não Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 voltei a perguntar e então como está a dizer tão "pormenorizadamente" o acidente... voçe viu como foi... já agora quem foi, SABE? e o senhor continuou a Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3458818396 depois de me fartar de o ouvir disse-lhe que quem tinha tido a acidente tinha sido eu e o que ele estava a dizer era "crime" até podia participar dele às autoridades... Mas continuando.

Os "tais" pseudo jornalistas... fazem então enfaze, dos acidentes de "duas rodas" como se fossem os unicos acidentes no mundo... até o "galã" do Cinema e rendido à Publicidade "George Clooney", um gajo não pode sair à rua... que está sujeito que lhe caia um Piano nos "piiiiii" Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274

Um Senhor chamado Rui Fernando Sousa Pinto que tem um Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, fez uma Dissertação sobre "Reconstituição de Acidentes Rodoviários com Veículos de Duas Rodas"... que por acaso está muito "completo" e fácil de ler.

Ele numa das partes que apresenta a sua investigação, diz o seguinte:

Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" Screenhunter03apr021908
Como se pode observar na Tabela 1e nas figuras anteriores, os ciclomotores registam a maior
percentagem de vítimas mortais em despistes simples com 40%, logo de seguida os ciclomotores
com cilindrada superior a 50cc não limitados com 35%, os motociclos com cilindrada inferior a 50cc
com 12%, velocípedes com 9% e por fim os motociclos de cilindrada superior a 50cc juntamente com
os velocípedes com motor, com 2%. Em relação a colisões laterais com outro veículo em movimento,
os motociclos com cilindrada superior a 50cc, não limitados, apresentam o maior número de vítimas
mortais com 38%, seguidamente os ciclomotores com 32%, velocípedes com 17%, motociclos com
cilindrada superior a 50cc, limitados, com 11%, motociclos com cilindrada inferior a 50cc, com 2% e
por fim sem ocorrências nesta categoria os velocípedes com motor.
Em suma estes valores reforçam a ideia que devem ser tomadas medidas urgentes de modo a
diminuir o número de acidentes envolvendo VDR., com especial atenção ao ciclomotores e
motociclos de cilindrada superior a 50cc , não limitados.


Continuando, mais uma recomendação...
Começando por analisar o número de acidentes com vítimas segundo os diferentes veículos de
duas rodas, conclui-se que 45% dos acidentes ocorreram com ciclomotores, conforme se pode
observar na Tabela 2. A seguir vêm os motociclos com cilindrada superior a 50cc e potência não
limitada com 19%,os velocípedes com 14%, motociclos com cilindrada superior a 50cc e potência
limitada com 13%,motociclos cilindrada inferior a 50cc com 7% e por fim os velocípedes com motor
com 2%.
Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" Screenhunter04apr021912
Verifica-se assim que os ciclomotores são veículos de risco que merecem especial atenção, de
forma a diminuir o número de vítimas em acidentes com esta categoria de veículo de duas rodas.


Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" Screenhunter05apr021914

Bem... a Dissertação efectuada por este senhor "engenheiro", fala em muita coisa... e aquilo que me faz aqui escrever estas linhas... evidentemente, que existe por "aí" muito motard/motociclista que é um "completo" irresponsável... e os RESPONSÁVEIS, será que não há? será que por detrás de um capacete, uma cara feia e um colete de cabedal "seboso" não existe um "tal" pai de família respeitável, cumpridor e um MUITO BOM CIDADÃO?

Claro que sim, claro que sim.

Evidentemente que como já disse anteriormente, podemos seremos nós a acabar com a sinistralidade nas VDR* (Veículos de Duas Rodas), mas podemos ajudar e se a nossa ajuda incidir com a "mentalização" desses "asnos" para não lhes chamar BURROS que tanto escrevem 2 pensam que sabem tudo... mas alem de não saberem nada ainda mandam os tais "bitites".

Claro que "nós" também temos responsabilidade nos acidentes, quem não os tem... os enlatados, os "senhores" que andam com "strobes azuis" depois têm um acidente numa arteria mais que movimentada de Lisboa, vão todos parar ao hospital e a culpa é do "senhor" automobilista (foi ele que foi sentar o "ass" no "mocho" e foi ele que ficou com a culpa do acidente), será que foi por vontade dele que "acelerou", será que foi por vontade dele que "desrespeitou" todas as "regras de transito?" Claro que não... uma antigo governante Portugues (Oliveira Salazar) Manda quem pode e obedece quem deve, esta é a ordem natural das coisas.

Por estas estas e por "muitas mais" eles (quem manda), qualquer dia vai acabar com as "nossas" coisas, com os nossos gostos... ou então MANIPULAR-NOS de tal maneira que lá teremos que "abanar" as orelhas e dizer... "sim, sim, claro que sim, como quer me me meta a jeito, assim está bem, pode Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 3182555370 todo"...

Mas temos que responder.... NÓS somos muitos e unidos abraços

Bem, eu poderia estar aqui a escrever "infinitivamente" e não me iria cansar... mas vocês quem ainda está a ler estas palavras, já devem estar com um pouco de sono e para acabar.

Todo o homem recebe duas espécies de educação: a que lhe é dada pelos outros, e, muito mais importante, a que ele dá a si mesmo.
(Edward Gibbon)


Boas curvas cmpV
PS: Toda a informação que eu divulguei faz parte de uma Dissertação e se alguém estiver interessado interessado no documento em PDF é só pedir.
__________________
Rui Fernando Sousa Pinto
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em
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Mensagem por MOTARD REBELDE 54 Seg Abr 02, 2012 6:53 pm

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Mensagem por João Seg Abr 02, 2012 7:20 pm

Neste pais, o jornalismo cada vez mais é baseado no sensacionalismo e não nos factos.

A noticia de um acidente de duas rodas, ganha muitos mais leitores/espectadores quando se enfatiza certos temas.
É triste, mas os média não querem saber das famílias nem dos amigos. Aquilo é um negócio para eles, e o que importa é vender. E retratar o condutor do veiculo de 2 rodas como perigoso, louco, homicida ou suicida, mesmo que ele não o seja, vende.

Não me admira ver esses números. Quem já andou ou morou no interior, sabe bem a realidade dos ciclomotores. Desde estarem em péssimas condições, sem travões, pneus ou com falhas graves de segurança, a condutores encharcados, há de tudo.

Felizmente as estradas no interior já não têm nada a ver com o que eram à 10 ou 20anos.
Eu quando lá vou agora, tenho dificuldade em apanhar uma estrada má,
mesmo até pelo meio do pinhal, onde era terra batida, já é tapete liso.

Desde pequeno que sempre que eu ia aos cafés onde houvesse um condutor de um ciclomotor, havia sempre historias de este ou aquele se ter acidentado. E, quando passavam para cilindradas maiores, a história continuava, muitas vezes acabando tragicamente.

É um mal necessário, vão-nos roubar mais uma vez, mas vai ser a única forma de forçar a descida de mortos e acidentes em 2 rodas. Maior controlo sobre os veículos e condutores.

Quer queiram ou não, veiculos de 2 rodas são mais instáveis e perigosos. E quem não tem responsabilidade ou cabeça, não devia conduzir o veiculo que fosse, de 2 ou 4 rodas.


Agora, crucifiquem-me à vontade, mas é assim que eu penso.


Última edição por Mbit em Seg Abr 02, 2012 8:45 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por shaddy Seg Abr 02, 2012 7:21 pm

e prontos....tá aí!!!!!
esses batatas de jornalistas...ate num video que TODA A GENTE PODE VER, adulteraram a noticia ao dizerem "que o Motociclista tentou tirar a mulher do interior da viatura, e que nao se foi embora sem antes partir o espelho da mesma", quando, na realidade, o que aconteceu foi que o homem tirou as chaves e virou costas!!!
ora, se os tipos, nestas situaçoes, adulteram a noticia por forma a tentar que o povinho aponte o dedo ao Homem das duas rodas, que dizer, quando nao existe nada visual que posso contrariar essa mesma historia?!!?
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Mensagem por Damnfast Seg Abr 02, 2012 7:32 pm

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Mensagem por papagaio73 Seg Abr 02, 2012 8:16 pm

shaddy escreveu:e prontos....tá aí!!!!!
esses batatas de jornalistas...ate num video que TODA A GENTE PODE VER, adulteraram a noticia ao dizerem "que o Motociclista tentou tirar a mulher do interior da viatura, e que nao se foi embora sem antes partir o espelho da mesma", quando, na realidade, o que aconteceu foi que o homem tirou as chaves e virou costas!!!
ora, se os tipos, nestas situaçoes, adulteram a noticia por forma a tentar que o povinho aponte o dedo ao Homem das duas rodas, que dizer, quando nao existe nada visual que posso contrariar essa mesma historia?!!?

Bem, Tiago, este "famoso" video já deu "pano para mangas" e existe pessoal a dizer... "coitadinha da senhora, vejam bem o tamnho do motoqueiro" Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274

Nem vale a pena continuar a "divagar"...

Mbit escreveu:(...)
Não me admira ver esses números. Quem já andou ou morou no interior, sabe bem a realidade dos motociclos. Desde estarem em péssimas condições, sem travões, pneus ou com falhas graves de segurança, a condutores encharcados, há de tudo.
(...)

Bit... atenção aos "motociclos" deves querer dizer "peidociclos"... porque não há assim tantos motociclos.... quer dizer, haver até há, mas só saem ao "domingo"... agora os tais CICLOMOTORES, esses sim, existem muitos... talvez como este senhor... se cair... entra nas estatísticas como "Motoqueiro" (é o que um comum Português lê)



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Mensagem por Serzedo Seg Abr 02, 2012 8:28 pm

Eu só não percebo a ligação da parte dos jornalistas, que já se sabe que em grande parte nada percebem ou sabem, com a parte do estudo mostrado! As medidas a serem tomadas, tanto pode ser para que sejam colocados melhores sistemas nos ciclomotores, como outras coisas!

O estudo apenas compara a percentagem de acidentes e vítimas nos veículos de duas rodas, não dizendo se são ou não os culpados. Por isso, nesse estudo, decerto que pessoas responsáveis e que cumpriam os limites podem ter sido vítimas como os outros menos responsáveis!

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Mensagem por FMMFerreira Seg Abr 02, 2012 8:31 pm

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Mensagem por João Seg Abr 02, 2012 8:43 pm

papagaio73 escreveu:
shaddy escreveu:e prontos....tá aí!!!!!
esses batatas de jornalistas...ate num video que TODA A GENTE PODE VER, adulteraram a noticia ao dizerem "que o Motociclista tentou tirar a mulher do interior da viatura, e que nao se foi embora sem antes partir o espelho da mesma", quando, na realidade, o que aconteceu foi que o homem tirou as chaves e virou costas!!!
ora, se os tipos, nestas situaçoes, adulteram a noticia por forma a tentar que o povinho aponte o dedo ao Homem das duas rodas, que dizer, quando nao existe nada visual que posso contrariar essa mesma historia?!!?

Bem, Tiago, este "famoso" video já deu "pano para mangas" e existe pessoal a dizer... "coitadinha da senhora, vejam bem o tamnho do motoqueiro" Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 961931274

Nem vale a pena continuar a "divagar"...

Mbit escreveu:(...)
Não me admira ver esses números. Quem já andou ou morou no interior, sabe bem a realidade dos motociclos. Desde estarem em péssimas condições, sem travões, pneus ou com falhas graves de segurança, a condutores encharcados, há de tudo.
(...)

Bit... atenção aos "motociclos" deves querer dizer "peidociclos"... porque não há assim tantos motociclos.... quer dizer, haver até há, mas só saem ao "domingo"... agora os tais CICLOMOTORES, esses sim, existem muitos... talvez como este senhor... se cair... entra nas estatísticas como "Motoqueiro" (é o que um comum Português lê)



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Tens razão, ciclomotores. Troquei-os.

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Mensagem por papagaio73 Seg Abr 02, 2012 8:49 pm

Serzedo escreveu:Eu só não percebo a ligação da parte dos jornalistas, que já se sabe que em grande parte nada percebem ou sabem, com a parte do estudo mostrado! As medidas a serem tomadas, tanto pode ser para que sejam colocados melhores sistemas nos ciclomotores, como outras coisas!

O estudo apenas compara a percentagem de acidentes e vítimas nos veículos de duas rodas, não dizendo se são ou não os culpados. Por isso, nesse estudo, decerto que pessoas responsáveis e que cumpriam os limites podem ter sido vítimas como os outros menos responsáveis!

"V"

A parte que tem a ver com os jornalistas... tem mesmo a ver com o "sensacionalismo" fazem uma alarido total sobre os acidentes de motos... Sempre que há um acidente de um VDR, é logo intitulado "motociclista" e isso não é verdade... O "estudo" que mostrei... demonstra o contrario... afinal a maioria dos acidentes são de Veículos de Duas Rodas, mas com potencias inferiores a 25Kw e já nem quero começar a falar nos velocípedes"vulgo" Bicicletas... quantos sustos já "apanharam" com bicicletas que PODEM ANDAR NA VIA PUBLICA.... mas não pagam impostos? não têm seguro e provocam muitos destes acidentes.

A parte dos jornalistas, é mesmo essa... tem duas rodas e motor é o "filho da mãe" do MOTOCICLISTA... e quem lê a noticia, ainda sabe menos... nunca te perguntaram ou disseram... "olha morreu mais um motoqueiro" nunca? sendo assim deves ser o primeiro... a mim todos os meus vizinhos, quando eu chego a casa e como já leram o "CRIME" é a primeira coisa que me dizem...

Serzedo escreveu:
(...)
O estudo apenas compara a percentagem de acidentes e vítimas nos veículos de duas rodas, não dizendo se são ou não os culpados. Por isso, nesse estudo, decerto que pessoas responsáveis e que cumpriam os limites podem ter sido vítimas como os outros menos responsáveis!
"V"

Negativo, o estudo é mesmo para mostrar como se chega À conclusão de quem tem razão num acidente... e mostra que nem sempre não é bem como dizem as testemunhas... porque o "coitado" do motociclista ou pode já não estar no local do acidente ou já não se encontrar no meio de nós...

Um dos exemplos que mostra, é mesmo esse, um acidente numa recta... em que todos diziam que a culpa era do "motard" e afinal pelas contas deste Senhor Engenheiro, ele conseguiu demonstrar que era do "enlatado"...

O acidente que vitimou muitas pessoas entre um autocarro e uma senhora professora na A23 junto a Torres Novas A23, já utilizou um programa de computador... que com vários "números", "contas" e testemunhos, chegou a uma conclusão final e a senhora condutora foi "culpabilizada" com "homicídios por negligencia" ...



Última edição por papagaio73 em Seg Abr 02, 2012 9:04 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem por hmorgado Seg Abr 02, 2012 8:56 pm

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Mensagem por Vitor Cruz Seg Abr 02, 2012 9:56 pm

Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 1318890791 Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 1318890791

Mas o que gosto mesmo e o video do bebado......heheheheheh!!!! isto e simplesmente INACREDITAVEL
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Mensagem por tovineiro Seg Abr 02, 2012 10:19 pm

Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 1318890791

até hoje (diabo seja cego surdo e mudo )só tive acidentes com 49.9,mas tambem a idade era outra e segurança...zero.

Dá-se muita enfase a acidente com motards,mas muitas vezes(há excepções) são apenas vitimas de condutores mal formados
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Mensagem por Convidad Seg Abr 02, 2012 10:51 pm

Existem irresponsáveis em ambos os lados.
Infelizmente quer a responsabilidade seja do motard ou não, tipicamente é ele que se parte todo.

E muito sinceramente o que os outros dizem/pensam a mim nunca me interessou para nada.

Bom post, contudo.
Gostei da frieza dos números apresentados.

V

Convidad
Convidado


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Mensagem por tovineiro Seg Abr 02, 2012 10:58 pm

Shinobi escreveu:Existem irresponsáveis em ambos os lados.
Infelizmente quer a responsabilidade seja do motard ou não, tipicamente é ele que se parte todo.

E muito sinceramente o que os outros dizem/pensam a mim nunca me interessou para nada.

Bom post, contudo.
Gostei da frieza dos números apresentados.

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Mensagem por Serzedo Seg Abr 02, 2012 11:36 pm

papagaio73 escreveu:A parte que tem a ver com os jornalistas... tem mesmo a ver com o "sensacionalismo" fazem uma alarido total sobre os acidentes de motos... Sempre que há um acidente de um VDR, é logo intitulado "motociclista" e isso não é verdade... O "estudo" que mostrei... demonstra o contrario... afinal a maioria dos acidentes são de Veículos de Duas Rodas, mas com potencias inferiores a 25Kw e já nem quero começar a falar nos velocípedes"vulgo" Bicicletas... quantos sustos já "apanharam" com bicicletas que PODEM ANDAR NA VIA PUBLICA.... mas não pagam impostos? não têm seguro e provocam muitos destes acidentes.

A parte dos jornalistas, é mesmo essa... tem duas rodas e motor é o "filho da mãe" do MOTOCICLISTA... e quem lê a noticia, ainda sabe menos... nunca te perguntaram ou disseram... "olha morreu mais um motoqueiro" nunca? sendo assim deves ser o primeiro... a mim todos os meus vizinhos, quando eu chego a casa e como já leram o "CRIME" é a primeira coisa que me dizem...

Para mim, uma pessoa que conduza mesmo uma 25cc que possa andar na estrada, é motocilista! Wink

Quanto a comentários infelizes, já ouvi muitos... mas respondo à letra. Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 2027267898

papagaio73 escreveu:
Negativo, o estudo é mesmo para mostrar como se chega À conclusão de quem tem razão num acidente... e mostra que nem sempre não é bem como dizem as testemunhas... porque o "coitado" do motociclista ou pode já não estar no local do acidente ou já não se encontrar no meio de nós...

Um dos exemplos que mostra, é mesmo esse, um acidente numa recta... em que todos diziam que a culpa era do "motard" e afinal pelas contas deste Senhor Engenheiro, ele conseguiu demonstrar que era do "enlatado"...

O acidente que vitimou muitas pessoas entre um autocarro e uma senhora professora na A23 junto a Torres Novas A23, já utilizou um programa de computador... que com vários "números", "contas" e testemunhos, chegou a uma conclusão final e a senhora condutora foi "culpabilizada" com "homicídios por negligencia" ...


Eu falei porque é o que dá a entender a parte que colocaste do estudo, porque mostra a distribuição de acidentes por categoria de VDR e a distribuição de vítimas das mesmas. Não me apercebi que seria sobre outra temática. Wink

"V"


Última edição por Serzedo em Ter Abr 03, 2012 10:59 am, editado 1 vez(es)
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Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" Empty Re: Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase"

Mensagem por Lady_ninja Ter Abr 03, 2012 1:11 am

Muito bom post papagaio!

No entanto, como em tudo, não são todos os jornalistas nem todas as noticias ruins, são a maioria, mas não são todos.

Assim como o mais responsável dos condutores (independentemente de ser de moto, carro, camião, avião...) por vezes também comete os seus erros, e por vezes, basta uma pequena nódoa para borrar a pintura toda.

Cumps!
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Mensagem por PSY Ter Abr 03, 2012 10:17 am

Também sou particularmente sensivel ás noticias relacionadas com com acidentes, independentemente do veiculo, mas devo concordar que muitas vezes a componente sensacionalista da noticia nada tem a ver com a realidade e que muitas vezes apenas serve a finalidade comercial.

Por outro lado é sempre triste conhecer a verdade e perceber que a fatalidade se deveu a um erro humano ...

E como gostamos todos de andar de 2 rodas, sabemos que o risco é superior (conforme estudo), logo exige de nós uma atenção redobrada ...

Luis, gostaria de conhecer e ler essa Disssertação ...
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Mensagem por SeaLion Ter Abr 03, 2012 10:33 am

Muito bom Luís Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 1318890791

Como diz o amigo PSY
"a componente sensacionalista da noticia nada tem a ver com a realidade e que muitas vezes apenas serve a finalidade comercial"

Esta é a mais pura realidade.....

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Mensagem por fuga28 Ter Abr 03, 2012 2:38 pm

Infelizmente é esta a realidade do Tabloidismo português. Chamo-lhe tabloidismo, porque é o que se faz e não jornalismo, mas não é só com os motociclistas que o fazem.
Vou fazer a transcrição de uma crónica facebookiana que de vez em quando escrevo no meu perfil:

Hoje decidi escrever novamente e antes do tempo, de modo a acalmar os ânimos que têm andado bastante exaltados, sendo que esta é essencialmente virada para a imprensa nacional.

Independentemente daquilo que se passou na Quinta-feira passada e da opinião que cada um tem daquilo que se passou, apenas os que estiveram lá poderão falar, no entanto, só foi dada a hipótese a um dos lados para falar sobre isso.

Devem ter reparado na atitude pouco isenta que de imediato tomou a imprensa na altura e o modo como os jornais tablóides foram vendidos que nem pãezinhos no dia seguinte.

O problema disto, é que isto é unicamente gerar opinião sem informar. Acabou por me vir parar um desses jornais (cuja sede fica na zona das Picoas) às mãos e o que li, se não tivesse visto o outro lado do que se passou, realmente também me viraria contra a polícia, bem como todas as outras pessoas que lá estavam, ou seja, a bem dizer, criaria uma tempestade num copo de água do tamanho de Portugal.

Esta questão leva-me a outra questão:
Qual é a função principal do jornalismo?
Segundo o pouco que aprendi sobre a matéria, mostrar a verdade isenta e inteiramente livre de opiniões.

Aquilo que li, chama-se Tabloidismo. O Tabloidismo, vive única e exclusivamente de escândalos, não vive da verdade. No fundo, trata-se de artigos de revista estilo Maria, cujo fundo não é inteiramente real, ou seja, imaginando que um texto teria 100 linhas, dessas 100, apenas 7 ou 8 são verdade.

Lembra-me à alguns anos, quando um determinado texto num artigo de jornal caracterizava todos os motociclistas do mundo como arruaceiros e que apenas se queriam meter em problemas. Isto teve por base uma reportagem que tinha sido feita nos EUA, em que dois grupos rivais (que não se dedicam só a andar de mota) se envolveram num determinado Casino, resultando daquele facto, muitos feridos, muitos danos materiais, entre outras coisas.
O mesmo jornalista que fez esse tal artigo no jornal, esteve passado algum tempo na Ilha de Faro no mesmo fim-de-semana da Concentração e fez um artigo passado poucos dias a falar mal dos motociclistas que participaram na dita Concentração.
Quem conhece a Concentração de Faro, sabe que esta notícia não tem qualquer fundamento, uma vez que normalmente quem vai para a Ilha de Faro, vai fazer barulho e divertir-se à sua maneira, que implica fazer malabarismos e fazer barulho, mas que fica no espaço da Concentração em si, fica para se divertir, desfrutar do companheirismo, ver concertos e os concursos durante a concentração.

Relativamente a outras actividades, quando um taxista que trabalha sempre no aeroporto de Lisboa é apanhado a roubar, dá notícia de primeira página com letras garrafais. Se for entregar um telemóvel que lhe deixaram no táxi, como eu já fiz tantas vezes, em 98% das vezes, nem sequer direito a um quadradinho de 2cmx3cm tem direito. Mas também verdade seja dita, que não quero nenhum artigo de jornal a falar sobre mim.

Em relação às Corridas que se faziam na Ponte Vasco da Gama e outros locais semelhantes, chamam-lhe Tuning (mas até escrevem mal que metem-lhe dos "n"), sem saber sequer o significado da palavra, uma vez que internacionalmente aquilo se chama Street Racing. Dificultando a vida áqueles que apenas queriam meter uma jante diferente ou colocar um acessório que esteticamente lhes parecesse melhor que os originais, que quando queriam legalizar essas mesmas alterações, nunca conseguiam devido aos entraves colocados pelas pessoas que trabalham nesses serviços e se encontram mal informadas, mas que liam as notícias a partir do mesmo lugar de onde as outras pessoas mal informadas também liam.

Também se pode falar dos pseudo-jornalistas desportivos, que fazem os seus artigos falando bem dos seus clubes de futebol favoritos e mal dos clubes que podem ser adversários do seu clube, contribuindo para que existam cada vez mais conflitos entre as claques. Sendo que muitas vezes, esses seus comentários, por não serem isentos, contribuem para a mal formação intelectual das pessoas que constituem as claques desportivas.

No fundo, o que estou a dizer com isto é que falar mal e fazer tabloidismo é extremamente fácil, tão fácil que em tempos me senti tentado em fazer o mesmo. Difícil é vermos para lá daquilo que nos contam, porque sabemos bem que "por cada conto, junta-se mais um ponto".

Metaforicamente, poder-se-ia falar sobre uma toalha de mesa, onde comem várias pessoas. Quando vemos no final parece um pano todo sujo, mas se a lavarmos novamente, vemos que na realidade é uma toalha de mesa.

Também podia falar de uma passagem que está na Bíblia sobre a vida de Jesus Cristo, quando se preparam para apedrejar Maria Madalena, ao que ele diz "quem não tiver pecado, que atire a primeira pedra".

No caso desta frase, o que eu acho piada, é que 1980 anos depois da morte dele, continuamos a fazer o mesmo que faziam aqueles que preparavam para matar à pedrada Maria Madalena, continuamos sem evoluir, apenas o fazemos de outro modo.

A minha mensagem para os tabloidistas que se fazem passar por jornalistas e mesmo para os seus editores, é que se lembrem que nem todos podem ser cronistas e comentadores, mas que também até vocês já erraram. Eu já descobri à vários anos que os meios de comunicação social, em vez de contarem a verdade, se limitam a manipular a opinião de modo a gerar mais conflitos, para que gerem mais notícias. Deixem de querer vender apenas sangue de maneira a conseguirem maiores audiências e mais jornais vendidos, e preocupem-se mais com fazer jornalismo verdadeiro.

Quanto aos políticos que julgam que são as campanhas que os fazem ganhar votos, vejam bem os jornais, pois são estes quem vos faz ganhar ou perder as eleições.

Espero que gostem...
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Mensagem por Lady_ninja Ter Abr 03, 2012 4:43 pm

Andei a pesquisar na minha caixa de correio (e não foi fácil porque tenho todos os mails recebidos desde que abri a conta em 2002 :-S) e lá encontrei um texto que vos queria mostrar. Publicado em 2004/2005 no Jornal de Noticias (?), pelo Jornalista Jorge Alves Barata. E há mais artigos de Jornal assim, não são é muito frequentes, nem (lamentavelmente) vendem tanto quanto os de escárnio e mal dizer.

(Para quem tiver a paciência de ler, claro!)

JORGE ALVES BARATA - Paixão

A grande diferença entre um automobilista e um motociclista, há quem
garanta, torna-se especialmente notada na altura em que as máquinas são entregues na oficina para a revisão. Nessa altura, enquanto o automobilista está «sem carro», uma situação lamentável, que o obriga a recorrer a outras opções de locomoção, o motociclista está doente, mergulhado numa imensa tristeza justificada pela privação da companhia de uma mais que amiga, uma amante, ternurenta, por vezes, irritadiça e ciumenta, noutras alturas. Um motociclista sem moto está condenado a sofrer um mal de amor. E se a separação ocorrer em circunstâncias originadas por qualquer mal-entendido no asfalto, pior ainda será o sentimento, com a febre da ausência a arder
mais que a fractura envolta em gesso. Se não é motociclista, motard, ou biker - nunca caia é na falta de elegância de utilizar a insultuosa expressão de motoqueiro - resista à tendência de incluir esta gente no grupo dos que necessitam de acompanhamento psiquiátrico. Se perguntar a um motociclista a razão da sua paixão, o mais que poderá recolher será um chorrilho de lugares comuns, em que a sensação de
liberdade será sempre o elo dominante de um conjunto de emoções tão
concretamente vagas como as traduzidas pelo conceito de saudade. Depois, há a justificação racional, misturada com a revolta de essa
racionalidade ser mandada às urtigas pelos fiscalistas, que taxam as motos como objectos de luxo, pelas concessionárias de auto-estradas, que os tratam como automobilistas e pelos construtores de estradas, que insistem em manter milhares de quilómetros de «rails» biker killers, motivando as evitáveis concentrações no cemitério. Os motociclistas não se cansam de justificar a sua preferência com o facto
de não entupirem o trânsito, não entrarem no ciclo de stresse dos
automobilistas, em plena «bicha» nas horas de ponta e não contribuírem para o problema do estacionamento, o que não chega para convencer a opinião pública, já que continuam a encontrar-se muitos condutores que, atrás do volante, sonham, um dia, abrir a porta à passagem do irritante que fura entre o trânsito.

Como factor adicional... há a velocidade, evidentemente, porque quando se trata de dar gás, pergunte a quem quiser, que não vai encontrar nenhum motociclista suficientemente hipócrita, que lhe garanta nunca se ter esticado até à red line do conta-rotações, o que em termos de conta quilómetros... Assim, torna-se mais fácil apercebermo-nos. Todos estes argumentos estão tão colados ao factor emocional que começamos aí a compreender a dificuldade que os motociclistas têm em traduzir o que lhes vai na alma, ficando sempre por explicações primárias. Falta, porém, o mais importante: a moto. Touring, Cafe-racer, Naked... dizem que a personalidade de cada um se revela através do conceito escolhido para a moto. Depois há a adicção a algumas marcas. Honda, Yamaha, Suzuki, para quem pretende eficácia na estrada, BMW para os que não abdicam de uma máquina de concepção racional, Harley Davidson para quem se preocupa mais com a atitude que com a ciclística e Ducati, para quem só admite fazer parte de uma classe, desde que inserido num circulo restrito. Mas, atenção, resista à tentação de rotular os motociclistas.
Provavelmente muitos de nós temos um na família e, à volta de uma mesa bem fornecida, até nos esquecemos da sua condição sentimental. Quando ela se torna notada, deixe-o (a) pôr o motor a trabalhar... por um bocadinho.

JORGE ALVES BARATA - Códigos de boa educação


Confesse. Mesmo num daqueles dias de excelente disposição em que, parado num semáforo, ao volante do seu carro, lhe apeteça saudar o vizinho do lado com um jovial bom dia, sabe que se arrisca a levar em resposta... um gesto feio, por exemplo. Já se for de moto e não saudar o «colega» motociclista parado a seu lado, passará por malcriado, já que essa é a atitude comum entre os utilizadores de duas rodas. Saudação em cruzamento é outro gesto comum, tal como parar para oferecer os préstimos ao homónimo (motociclista) encalhado na beira da estrada, quem sabe, sem gasolina. Até os polícias de moto têm atitude diversa da dos seus colegas automobilizados, para com os utilizadores das duas rodas. Coisas de... minorias?
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Mensagem por S0usa Ter Abr 03, 2012 4:46 pm

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Última edição por S0usa em Ter Abr 03, 2012 4:49 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por PSY Ter Abr 03, 2012 4:48 pm

Sábias palavras ...

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Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" Empty Re: Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase"

Mensagem por SeaLion Ter Abr 03, 2012 4:56 pm

Lady_ninja lindas palavras Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" 1318890791
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Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase" Empty Re: Infelizes noticias sobre morte de motociclistas o "ênfase"

Mensagem por João Ter Abr 03, 2012 4:58 pm

Ahhh... por isso é que a minha nunca vai para a oficina!!! Já basta os 15min que tenho de ver outros a mexerem quando quero mudar um pneu (que também vou passar a fazer eu).

E o estilo e a marca assentam-me que nem uma luva, é mesmo isso...

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