Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dakar - 4º Dia: Gonçalves melhor luso e Juan Pedrero a surpreender

Ir para baixo

Dakar - 4º Dia: Gonçalves melhor luso e Juan Pedrero a surpreender  Empty Dakar - 4º Dia: Gonçalves melhor luso e Juan Pedrero a surpreender

Mensagem por FMMFerreira Qui Jan 09, 2014 7:30 am

Dakar - 4º Dia: Gonçalves melhor luso e Juan Pedrero a surpreender  080114goncalvesh
A organização do Rali Dakar já tinha avisado que a edição 2014 desta prova mítica do TT seria dura, a mais dura de sempre... mas ninguém estava à espera de tanta dureza!

Já se sabia que a maratona de dois dias seria uma prova de fogo para pilotos e respetivas máquinas, e hoje a segunda perte dessa maratona revelou, por isso, algumas surpresas.

A começar pelo vencedor do dia: o espanhol Juan Pedrero Garcia, aos comandos de uma Sherco, garantiu a primeira vitória em etapas do Dakar, e cruzou a meta com apenas 29 segundos de vantagem para o chileno Francisco "Chaleco" Lopez em KTM.

O feito de Juan Pedrero é ainda mais notável quando analisamos a prestação do segundo do dia, "Chaleco" Lopez, que após "deixar" os adversários Honda, principalmente Joan Barreda, dominarem os acontecimentos e repartindo as vitórias entre si, desta feita atacou muito forte desde início e foi sempre dos primeiros em cada controlo.

No final do dia no entanto o piloto da KTM não evitou que Pedrero conseguisse ser mais rápido, e assim a Sherco consegue ser a segunda marca a obter vitória no Dakar deste ano.

Quem também brilhou com força na etapa de hoje foi Marc Coma. O espanhol e a sua KTM estiveram também eles a um nível impressionante, não cometeram erros de maior e assim chegaram ao final da 4ª etapa com o terceiro melhor tempo. Tendo em conta os grandes candidatos à vitória, Coma ganhou a ambos muito tempo, e encontra-se já a pouco mais de três minutos da liderança de Joan Barreda e com cerca de 37 minutos de vantagem para o "arqui-inimigo" Cyril Després.

Aliás, pela negativa no dia de hoje estiveram precisamente Joan Barreda e Cyril Després. O primeiro errou algumas vezes ao nível da navegação, ponto especialmente importante no início da etapa, perdeu muito tempo mas na parte final levou a sua Honda aos limites e conseguiu amenizar as perdas, mantendo a liderança da classificação Geral das motos em relação a Marc Coma.

Pior ainda esteve o francês da Yamaha: Després viu a sua moto ceder mecanicamente a apenas doze quilómetros do final da especial. Assim o campeão em título apenas conseguiu observar enquanto os seus adversários o passavam em pista, sem nada poder fazer para evitar o descalabro na classificação geral.

Cyril Després perdeu hoje mais de 42 minutos para os pilotos da frente, e na geral segue em sexto, a cerca de 41 minutos do líder Barreda.

As hipóteses de Després dar a vitória à Yamaha e alcançar o sexto triunfo no Dakar estão praticamente reduzidas a zero, mas este rali tem vindo a demonstrar que as surpresas podem acontecer e uma recuperação é possível.

Ainda antes de falarmos da prestação dos pilotos portugueses, hoje sem tantos sobressaltos como no dia de ontem, apenas referir que Sam Sunderland, vencedor da segunda etapa, foi obrigado a abandonar a prova depois do motor da sua Honda CRF450 Rally ter entregue a "alma ao criador".

Entrando agora na prestação dos portugueses nesta 4ª etapa, o melhor do dia foi Paulo Gonçalves. O piloto campeão do mundo de TT chegou à meta em Chilecito com o sétimo melhor tempo, cerca de 18 minutos mais lento que Juan Pedrero, e imediatamente atrás do seu "chefe de fila" Joan Barreda (6º na 4ª Etapa).

"Speedy" Gonçalves assumiu no final da etapa que foi muito complicado hoje "pois estamos em etapa maratona e não tive qualquer tipo de assistência mecânica no dia de ontem. Tive de partir muito atrás, sem roadbook e com a mota algo destruída. Estou contente por ter chegado ao fim em luta pelos lugares da frente, mesmo depois de ter de ultrapassar muitos adversários. Temos muito Dakar pela frente e ainda há muitas hipóteses de recuperar na classificação!".

Em relação ao tempo que a organização do Dakar tem neste momento como sendo o de Paulo Gonçalves na Geral, é possível que o piloto venha a receber um "bónus" por ter estado parado na etapa anterior para auxiliar Ruben Faria (relembramos que o piloto da KTM abandonou devido a queda, mas não apresenta lesões graves).

Assim a organização deverá retirar cerca de 50 a 55 minutos ao tempo total de Gonçalves, o que permitirá ao luso subir alguns lugares na Geral. Esta possibilidade não está no entanto ainda confirmada oficialmente, mas tendo em conta que isso já aconteceu, inclusivamente na edição deste ano, na prova dos camiões, é quase certo que Paulo Gonçalves terá esta bonificação pela sua boa ação de verdadeiro competidor do Dakar!

Novamente com problemas no dia de hoje esteve Hélder Rodrigues. Aquele que era considerado como um dos mais fortes candidatos à vitória na edição 2014 do Rali Dakar voltou a ter um dia negativo, e novamente um dos problemas foi a sua Honda. Sem assistência durante a noite, a moto de Hélder Rodrigues sofreu problemas na embraiagem ao longo da etapa de hoje, o que levou o português a ir acumulando tempo que, noutras condições, não deveria acumular.

Hélder foi 19º na etapa, acumulou mais 50m50s em relação ao vencedor do dia, e na Geral encontra-se em 15º com 1h35m de diferença para Joan Barreda, sendo o melhor português em prova, logo seguido de Paulo Gonçalves que segue em 19º com 2h26m de atraso, mas às quais, ao que tudo indica, devem ser retirados muitos minutos.

Em relação aos restantes quatro portugueses que ainda se mantêm em ação, Pedro Bianchi Prata, apesar dos problemas que já tinha sentido com a moto e mesmo ao nível físico, foi 47º do dia e subiu dois lugares na classificação Geral, ocupando agora o 38º posto.

Mário Patrão foi 49º do dia e segue dentro dos 35 melhores do Dakar, precisamente com o 35º lugar na classificação Geral, enquanto Pedro Oliveira e a sua Speedbrain estão a lutar com todas as forças e também chegaram ao final desta etapa maratona. Pedro Oliveira foi 52º na quarta etapa e na Geral mantém o 37º posto.

Por fim, Victor Oliveira aos comandos de mais uma Husqvarna. O português partiu para o dia de hoje no 44º lugar na Geral mas, infelizmente, e quando a etapa já terminou há muito, ainda não temos qualquer referência ao que lhe terá acontecido hoje. Sabemos isso sim que Victor Oliveira não aparece nos registos da etapa e na Geral o seu nome também desapareceu, pelo que terá abandonado o Rali Dakar.

Classificação Geral 4º Dia

1º - Joan Barreda - Honda
2º - Marc Coma - KTM + 3m10s
3º - Francisco Lopez - KTM + 5m12s
4º - Alan Duclos - Sherco + 25m55s
5º - Olivier Pain - Yamaha + 29m38s
6º - Cyril Després - Yamaha + 41m17s
15º - Hélder Rodrigues - Honda + 1h35m35s
19º - Paulo Gonçalves - Honda + 2h26m48s
35º - Mário Patrão - Suzuki +4h22m44s
37º - Pedro Oliveira - Speedbrain - + 4h25m52s
38º - Bianchi Prata - Husqvarna - + 4h26m39s
FMMFerreira
FMMFerreira

Mensagens : 2544
Sexo : Masculino Idade : 60
Localização : Mafra
Data de nascimento : 11/04/1964
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos