Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dakar – 6ª Etapa: Faleceu belga Eric Palante

Ir para baixo

Dakar – 6ª Etapa: Faleceu belga Eric Palante  Empty Dakar – 6ª Etapa: Faleceu belga Eric Palante

Mensagem por FMMFerreira Sex Jan 17, 2014 9:27 am

Dakar – 6ª Etapa: Faleceu belga Eric Palante  100114palanteh
Eric Palante, 50 anos, faleceu durante a 5ª etapa do Dakar 2014
 Sendo o Rali Dakar uma prova conhecida pela sua dureza, este ano com um nível de dureza adicional que já levou ao abandono de vários pilotos pelos mais diversos motivos, esta é, ainda assim, uma das notícias que não gostaríamos de ter de comunicar: Eric Palante, de 50 anos, piloto experimentado no Dakar com onze participações, faleceu ainda durante a 5ª etapa em circunstâncias por apurar.

O corpo do piloto belga foi encontrado hoje de manhã ao km 143 da etapa do dia de ontem. As circunstâncias que levaram Palante a falecer estão ainda por descobrir mas, a organização da prova já revelou que o piloto tinha sido reabastecido de água ainda durante a tarde, pelo que não terá sido por falta de água que ocorreu a tragédia.

Também não foi ativado nenhum pedido de socorro por parte do piloto, pelo que as causas da morte estão agora a ser exaustivamente investigadas pelas autoridades.

Eric Palante era um piloto que participava nesta prova sem assistência, ou seja, era apenas o próprio contra o Dakar!

Quanto ao dia de hoje, a 6ª Etapa do Rali Dakar trazia novamente um percurso diferenciado para as motos, entre as localidades de Tucuman e Salta: com apenas 64 km de ligação, os pilotos das duas rodas tinham de percorrer no total 400 km de especial cronometrada, com um cenário que os levou novamente a visitar as montanhas, rios com leitos secos e o perigo constante de animais que podiam aparecer de repente no percurso causando quedas e até abandonos.

No final do dia de hoje o mais forte foi Alain Duclos, aos comandos de uma Sherco 450, que levou a melhor sobre o cada vez mais líder da Geral, Marc Coma, que com a sua KTM continua a cimentar a liderança. Em terceiro nesta etapa terminou Michael Metge em Yamaha.

Na classificação geral após a etapa de hoje – e esta classificação é ainda provisória – Marc Coma é líder já com mais de quarenta minutos de vantagem para Joan Barreda (Honda), enquanto Alain Duclos vai continuando a levar a sua Sherco a um surpreendente pódio, precisamente no terceiro posto da Geral das motos.

Quanto a novas desistências o destaque do dia vai para o abandono de Francisco “Chaleco” Lopez. O chileno da KTM não evitou uma queda numa ribanceira e, apesar de não ter sofrido lesões de maior gravidade, a sua moto já não pode dizer o mesmo, pelo que o abandono foi inevitável. “Chaleco” seguia, até abandonar na 3ª posição da Geral, e é mais um candidato aos lugares do pódio que ficou pelo caminho.

Quanto à comitiva portuguesa, Hélder Rodrigues continuou hoje em boa forma aos comandos da sua Honda CRF450 Rally. Voltou a rodar sempre bem perto dos primeiros ao longo da etapa, e o sexto lugar no dia permitiu ao português subir de 10º para 8º na Geral, agora a pouco mais de duas horas do líder Coma.

O facto de ter partido atrás de Jordi Villadoms levou a que Hélder Rodrigues não tivesse conseguido um resultado ainda mais positivo, tal como o próprio já explicou após chegar à meta em Salta

“Até conseguir ultrapassar o Jordi (Viladoms), que partiu dois minutos antes de mim, perdi algum tempo devido ao pó que a moto dele levantava, mas depois disso fiz a minha etapa de forma segura, com a preocupação essencial de não cometer erros e com o objetivo de chegar bem ao final desta etapa, que é a última desta primeira metade da prova. Tem sido um Dakar que, tal como estava prometido, se apresentou duríssimo nestes primeiros dias, com a agravante, para mim, de não ter estado bem fisicamente no arranque do rali. Ainda temos muitos quilómetros pela frente, incluindo uma etapa maratona na Bolívia e estou seguro de que posso melhorar bastante a minha prestação até ao final da prova”.

Quem voltou a estar ao seu melhor nível foi Mário Patrão em Suzuki RM-Z450, que após muitas dificuldades, que o levaram a partir atrás de pilotos mais lentos para a etapa de hoje, conseguiu chegar a Salta com o 15º melhor tempo.

Patrão mostrou-se no final da etapa muito satisfeito com a sua prestação e confirmou que “Hoje foi tudo muito mais perfeito, correu-me muito bem a etapa. Consegui estar sempre a subir na classificação ao longo do dia, não tive problemas de maior, somente o muito pó me impediu de conseguir chegar mais adiante na classificação. Depois dos últimos dias tão desgastantes que tivemos, esta etapa foi igualmente difícil ao nível de navegação mas já nos permitiu respirar um pouco melhor”.

Se até agora o Rali Dakar foi testando a resistência de pilotos e máquinas, amanhã é chegado o merecido descanso e Mário Patrão, apesar de grato pelo descanso, promete não perder a concentração daqui até final

“Está terminada a primeira metade da prova, finalmente vou descansar. Não espero que seja tudo muito mais fácil daqui para a frente, antes pelo contrário, vamos entrar na Bolívia, um território novo, temos de atravessar o gigante Salar de Uyuni, mas quero manter a concentração e chegar no final ao Chile o melhor classificado possível”.

Já os restantes portugueses também merecem hoje nova nota de destaque: Pedro Bianchi Prata parece finalmente livre dos muitos azares que tanto o próprio como a sua Husqvarna têm vindo a sentir e, hoje, Bianchi Prata terminou a etapa em 19º, subindo duas posições na Geral onde é agora 23º.

Já Pedro Oliveira, aos comandos da Speedbrain, foi 26º, e com esta prestação mantém o seu 24º lugar na Geral.

Uma última nota ainda para a continuação em prova por parte de Victor Oliveira, em Husqvarna. Apesar de ter chegado ontem ao final muito atrasado, o piloto arrancou para a 6ª etapa no 90º lugar da ordem de partida, mas recuperou as forças e já chegou ao final do dia de hoje.

No momento em que escrevemos estas linhas Victor Oliveira é dado pela organização como tendo sido o 41º na etapa, e na Geral o seu nome aparece associado ao 65º lugar, já a mais de vinte horas do líder Marc Coma.

No entanto poderão existir ainda alterações às classificações em virtude de penalizações que serão dadas posteriormente. Por essa razão, e porque também iremos atualizar esta notícia com mais declarações de pilotos portugueses, não pode deixar de continuar a visitar www.motociclismo.pt para ficar a saber todos os detalhes do Rali Dakar 2014!

Não se esqueça que amanhã, sábado, a caravana da prova irá usufruir de um merecido dia de descanso. A competição irá voltar ao terreno no domingo, e como sempre a Revista MOTOCICLISMO dará aqui toda a cobertura à prestação dos pilotos portugueses ainda em prova.

Classificação Geral provisória das motos após 6ª Etapa

1º Marc Coma – KTM
2º Joan Barreda – Honda +42m17s
3º Alain Duclos – Sherco +1h00.58s
4º Jordi Villadoms – KTM +1h08.09s
5º Israel Esquirre – Speedbrain +1h33.28s
6º Olivier Pain – Yamaha +1h43.08s
7º Przyngonski – KTM +1h49.59s
8º Hélder Rodrigues – Honda +2h01.24s
9º David Casteau – KTM +2h12.05s
10º Gouet – Honda +2h17.26s
23º Pedro Bianchi Prata – Husqvarna +5h30.49s
24º Pedro Oliveira – Speedbrain +5h36.18s
34º Mário Patrão – Suzuki +7h41.26s
65º Victor Oliveira – Husqvarna +20h23.30s
FMMFerreira
FMMFerreira

Mensagens : 2544
Sexo : Masculino Idade : 60
Localização : Mafra
Data de nascimento : 11/04/1964
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos