Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dakar - 10ª etapa: Portugueses em destaque na chegada a Antofagasta

Ir para baixo

Dakar - 10ª etapa: Portugueses em destaque na chegada a Antofagasta  Empty Dakar - 10ª etapa: Portugueses em destaque na chegada a Antofagasta

Mensagem por FMMFerreira Sex Jan 17, 2014 9:31 am

Dakar - 10ª etapa: Portugueses em destaque na chegada a Antofagasta  150114patraoh
Após uma etapa que se previa bastante complicada pela sua extensão, 631 km de especial, com os 200 km iniciais a serem percorridos em terreno dominado pelas sempre complicadas dunas e depois os pilotos a terem de enfrentar o pó típico e proveniente das minas desta região chilena, Hélder Rodrigues e a sua Honda foram os grandes destaques do dia, nesta que foi a 10ª etapa do Rali Dakar 2014.

O piloto português tem vindo a recuperar posições na Geral das motos e, desta feita, em resultado do segundo tempo de hoje, Hélder conseguiu mesmo subir para Top5 do Dakar. No final da etapa e já a descansar em Antofagasta, o piloto da Honda confirmou a sua boa forma e a dureza do terreno

"Foi uma etapa onde sabia que tinha de ir ao ataque, porque as diferenças para quem estava à minha frente e atrás de mim eram pequenas. Nas dunas estive bem, naveguei sem cometer erros e o percurso era bastante interessante. Já no segundo troço, o fesh fesh matou-nos. Mesmo assim consegui imprimir um bom andamento e na parte final o Joan juntou-se a mim. Estou satisfeito com a minha prestação e quero-me manter assim nos próximos dias".

Assim Hélder Rodrigues tem já os olhos postos no terceiro lugar da geral, atualmente nas mãos de Jordi Villadoms. O pódio está somente a 19 minutos de distância, enquanto também para os pilotos que seguem atrás na Geral, nomeadamente Cyril Després, a jornada de hoje foi também muito positiva, pois Hélder ganhou 1m40s ao francês.

Outro bom destaque do dia foi a prestação de Mário Patrão aos comandos da resistente Suzuki RM-Z450. O piloto de Seia foi o 14º melhor desta etapa, e neste momento já está dentro dos trinta melhores do Dakar. Não só está dentro das expectativas que tinha colocada para si mesmo, como também está cada vez mais perto de voltar a terminar a prova

"Tivemos um início de Dakar com alguns problemas, principalmente na parte de navegação, o que me faz levar uma penalização grande. Desde aí tenho tido alguns problemas com a moto, mas a partir da quarta etapa tenho andado bem e tenho estado a rondar nos vinte primeiros, era esse um dos meus objetivos, o primeiro era chegar a Valparaíso, o segundo seria rodar nos vinte primeiros e o terceiro tentar vencer uma etapa. Ainda nada está perdido, mas vamos ver até ao final.Vou continuar a atacar, estes últimos dias tenho sido veloz, mas queria atacar um pouco mais, sinto que posso ser mais rápido, falta-me a experiência de deserto mas estou contente com o que tenho feito. Tanto eu como o meu mecânico temos feito um bom trabalho, assim vamos continuar para chegar a Valparaíso e honrar os portugueses".

Mário Patrão subiu hoje quatro lugares e ocupa na Geral a 29ª posição.

Com Pedro Oliveira a pilotar a sua Speedbrain até ao 34º tempo do dia, ocupando um excelente 24º posto na Geral, as cores portuguesas são depois representadas por Pedro Bianchi Prata, que com o 38º melhor tempo de hoje, coloca a Husqvarna na 28ª posição da Geral

"Um dia muito longo… novamente desgastador. Muita navegação no primeiro terço mas depois todos tivemos que manter concentração total. O pó muito fino muitas vezes não se dissipa com facilidade e causa dificuldades ainda maiores. Adotei novamente um andamento certo sem correr riscos porque os próximos dias vão ser novamente duros. Estamos cada vez mais próximos do final da prova mas nem por isso a mesma está mais fácil", afirmou Bianchi Prata já no bivuoac de Antofagasta.

Por último a referência ao resistente Victor Oliveira. Com a Husqvarna, o piloto natural de Viana do Castelo está muito perto de atingir o objetivo de chegar a Valparaíso. Hoje foi 42º, enquanto na Geral das motos Victor Oliveira está em 63º.

Quanto à luta pela vitória, Joan Barreda continua a colocar Marc Coma sob pressão. O espanhol da Honda venceu uma etapa pela quarta vez este ano, e com Coma a perder mais de onze minutos para o seu perseguidor, sendo 5º do dia, Barreda está a menos de 45 minutos da liderança.

Ainda assim Coma tem uma boa margem, praticamente insuperável, pois contas feitas, o espanhol da KTM poder dar-se ao luxo de perder cerca de 14 minutos por dia para Barreda e, ainda assim, sair vencedor deste Dakar.

Classificação da Geral das motos após 10ª etapa

1 - Marc Coma - KTM
2 - Joan Barreda - Honda +44.24s
3 - Jordi Villadoms - KTM +2h02.03s
4 - Olivier Pain - Yamaha +2h16.12s
5 - Hélder Rodrigues - Honda +2h21.12s
6 - Cyril Després - Yamaha +2h28.27s
7 - Przygonski - KTM +2h29.15s
8 - Gouet - Honda +3h05.54s
9 - Svitko - KTM +3h33.07s
10 - David Casteau - KTM +3h41.54s
24 - Pedro Oliveira - Speedbrain +8h32.31s
28 - Bianchi Prata - Husqvarna +9h07.44s
29 - Mário Patrão - Suzuki +9h17.21s
64 - Victor Oliveira - Husqvarna +24h44.09s
FMMFerreira
FMMFerreira

Mensagens : 2544
Sexo : Masculino Idade : 60
Localização : Mafra
Data de nascimento : 11/04/1964
Data de inscrição : 18/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos